Vila Franca é o sexto concelho da AML com mais prejuízos
- Jorge Talixa

- há 1 dia
- 2 min de leitura

Foto de CM Loures
Os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) já contabilizaram 270 milhões de euros de prejuízos provocados pela sucessão de tempestades das últimas semanas, mas o apuramento de danos ainda não está concluído. Os números foram revelados, esta quinta-feira, no decorrer de uma reunião entre autarcas das 18 câmaras da região e o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
Setúbal com 49 milhões de euros é o município com o levantamento de prejuízos mais elevado, seguido por Lisboa (48 milhões) e por Loures (37 milhões). Vila Franca de Xira surge como o sexto município da AML com maior volume de danos, quantificados para já em 15 milhões de euros, tantos como os verificados em Almada.
“O valor conjunto dos prejuízos apurado pelos municípios da região é ainda provisório”, segundo explicou Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa e do Conselho Metropolitano. Miguel Pinto Luz garantiu aos autarcas que, independentemente da declaração do estado de calamidade em alguns municípios, “o programa PTRR vai apoiar, de forma idêntica, os territórios afectados pelos efeitos climáticos”.
A reunião decorreu no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte (Loures) e, no final, Carlos Moedas, referiu que “mais de 50%” dos danos provisórios contabilizados estão relacionados com infraestruturas, existindo também prejuízos avultados em equipamentos escolares, no património natural e em equipamentos culturais”.
Os danos já contabilizados envolvem de 2500 registos em toda a AML e englobam cerca de 150 milhões em infraestruturas rodoviárias, 36 milhões em equipamento escolar, 19 milhões em património natural, 11 milhões na rede de drenagem pluvial, 8 milhões em património cultural e 3 milhões em respostas sociais e apoio à economia local.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana



-page-001.jpg)





.jpg)




