Vila Franca quer instalar ecocentro até 2027
- Jorge Talixa
- há 15 minutos
- 2 min de leitura

A Câmara de Vila Franca de Xira pretende instalar um “ecocentro” numa das freguesias do centro-sul do concelho, onde os serviços das autarquias locais e os próprios munícipes possam entregar monos e outros resíduos/equipamentos que não podem seguir o caminho normal da recolha de lixo urbano.
De acordo com Fernando Paulo Ferreira, presidente do município vila-franquense, este ecocentro deverá começar a funcionar até final de 2027. A necessidade de criação de um “ecocentro” no concelho é reconhecida há anos.
Fernando Paulo Ferreira sublinha, em declarações ao Voz Ribatejana, que esse objectivo faz parte do programa eleitoral do PS e que o executivo camarário está “a trabalhar para, na primeira metade deste mandato, termos um ecocentro a funcionar”.
Segundo o autarca, a existência de um ecocentro com todas as condições permite “incentivar o depósito naquele local e que esse depósito não seja feito na rua. Procuraremos que o ecocentro seja instalado num local que consiga abranger um grande número de população ali à volta”, assegura Fernando Paulo Ferreira, apontando para a escolha de uma localização numa das freguesias do centro ou do sul do concelho.
“Já é uma solução utilizada em vários locais (concelhos) com sucesso e há muitas pessoas que estarão disponíveis para serem elas próprias a deslocarem-se a esse local para deixarem os seus monos e não estarem a incomodar os vizinhos junto dos equipamentos de resíduos sólidos.
Estamos a trabalhar na criação desse ecocentro”, afiança o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, frisando que a edilidade já dispõe de um Número Verde (800 206 726) através do qual é possível articular/agendar recolhas de monos.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana









.jpg)






