top of page
VozRibatejana.gif
CMB 252x115-2.jpg
Voz_Rib_178x66mm-01.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Vila Franca promove passeios a pedal para idosos


A Câmara de Vila Franca de Xira celebrou, esta segunda-feira, um protocolo com a associação “Pedalar Sem Idade”, através do qual será desenvolvido no concelho um projecto que visa promover a realização de passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida residentes no concelho. “É um projeto que responde a um desafio enorme que é o combate à solidão.


É preciso criar condições para que se restabeleça o contato, ajudar a saúde mental e o impacto físico quando se tira as pessoas de casa”, sublinhou Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira na cerimónia realizada na sala polivalente da Fábrica das Palavras.


O projeto arranca em Abril com duas rotas já definidas. Um circuito ribeirinho, que abrange o Jardim Municipal Constantino Palha, Fábrica das Palavras e Caminho Pedonal Ribeirinho Alhandra-VFX. E um circuito urbano, pelas zonas emblemáticas da cidade de Vila Franca de Xira, passando pelo Largo da Câmara, Mercado Municipal e Parque Urbano Dr. Luís César Pereira.


Cada passeio terá a duração de 45 a 60 minutos. O objetivo é “levar o projeto a outras localidades do concelho, e envolver também as escolas, porque é preciso incutir a solidariedade nos mais jovens”, reforçou Fernando Paulo Ferreira.


O protocolo determina que a Pedalar sem Idade - Associação de Apoio à 3a Idade (PSI), irá assegurar a formação dos voluntários, baseada num conjunto de sessões que lhes permitirá conduzir o veículo em segurança, recolher e devolvê-lo, assim como assegurar uma interação adequada com os seus dois passageiros (a lotação do trishaw).


Para além do assento duplo, a viatura tem uma capota retrátil e uma manta para uma viagem “bem confortável”. Nesta altura, há um voluntário já formado e outros três em formação. Cada voluntário “oferece” 2 horas por mês para fazer os passeios que são, previamente, agendados.


As inscrições são feitas através das IPSS de apoio a idosos do Município ou com inscrição livre e individual através do site da PSI e/ou contacto 936 733 797 (chamada para a rede móvel nacional).


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comments


anuncio5.jpg
BRN3C2AF4C72910_038798-page-001_edited.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page