top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Vila Franca inaugura largo e memorial dos forcados


“Largo dos Forcados” é, a partir deste domingo, o nome do largo situado entre a praça de toiros e o parque de feiras de Vila Franca de Xira. A Junta de Freguesia vila-franquense decidiu homenagear o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca (GFAVFX), que recentemente completou 90 anos de existência, com a atribuição do seu nome a este largo e com a inauguração de um memorial de homenagem ao grupo.


David Fernandes Silva, técnico superior da Junta vila-franquense, salientou que a ligação de Vila Franca de Xira aos forcados tem pelo menos 200 anos e recordou alguns dos aspectos mais marcantes dos 90 anos do GFAVFX, que já participaram em mais de 1000 corridas e pegaram mais de 4 mil toiros.


Vasco Pereira, cabo do Grupo de Vila Franca, destacou que este era um dia muito especial num ano igualmente especial em que decorreram várias iniciativas comemorativas dos 90 anos dos Forcados vila-franquenses.


O líder do GFAVFX acrescentou que o objectivo era reunir os actuais e muitos dos antigos forcados fardados para o festival do aniversário, mas que o espectáculo teve que ser adiado para a tarde de dia 5 (o piso da praça não estaria nas condições ideais devido à chuva dos últimos dias).


João Rodrigues dos Santos, presidente da Junta de Vila Franca de Xira, sublinhou que o Grupo de Forcados Amadores é um dos mais importantes símbolos da identidade vila-franquense, frisando que o GFAVFX é, também, das poucas entidades locais que consegue reunir o consenso da população local.


Já Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca, realçou o ano especial vivido na cidade com as múltiplas actividades que marcaram os 90 anos do Colete Encarnado e do Grupo de Forcados Amadores, sublinhando o grande orgulho que tem em ser presidente de um município onde o Grupo de Forcados é um símbolo de identidade, de coragem e de generosidade que projecta o nome de Vila Franca por esse País fora.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

Comments


300x250px_banner.png
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page