Vila Franca e Alhandra previnem-se para risco de cheia grave
- Jorge Talixa

- há 1 dia
- 2 min de leitura

Comércio e moradores das zonas baixas da cidade de Vila Franca de Xira e da vila de Alhandra tomaram, nas últimas horas, várias medidas de protecção contra uma eventual cheia de maiores dimensões. Com sacos de areia e tábuas de vedação dos principais acessos, quase todas as portas das ruas 1º de Dezembro, Serpa Pinto, Almirante Cândido dos Reis e Avenida Pedro Victor ficaram minimamente protegidas. Em Alhandra também foram tomadas medidas, seguindo as indicações da Protecção Civil Municipal, da Câmara e das juntas de Alhandra e de Vila Franca.

A preia-mar (maré cheia) das 18h24 não provocou problemas de maior, mas a PSP mandou sair/evacuar preventivamente todos os que observavam o evoluir do Tejo no cais e no jardim ribeirinho da cidade. As águas despejadas pelas barragens espanholas já estariam a gerar problemas na zona da Golegã e foram dadas ordens para evitar aglomerações nas zonas ribeirinhas do concelho de Vila Franca de Xira.

As atenções estão agora viradas para a próxima preia-mar que atingirá Alhandra e Vila Franca de Xira entre as 6h20 e as 6h30 de sexta-feira, mas ninguém sabe quais poderão ser as consequências do “choque” entre o maior caudal do Tejo e as águas empurradas pela maré do Oceano Atlântico. A Comissão Municipal de Protecção Civil de Vila Franca de Xira decidiu, na tarde desta quinta-feira, activar o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil em virtude da “subida exponencial” das águas do Tejo que se previa para o final da tarde (não se verificou).

O SMPC apelou à população que reside nas zonas ribeirinhas que redobre a atenção e as precauções e as escolas e serviços camarários encerraram a partir das 16h00. A Protecção Civil avisa, também, a população das zonas ribeirinhas para que, caso oiça a sirene dos Bombeiros tocar cinco vezes, saia de imediato das suas casas e procure um lugar mais seguro.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana








%20(1)(1)2.jpg)
.jpg)






