Venezuelano Linarez conquista amarela em Vila Franca
Leangel Linarez, corredor venezuelano da Mortágua Tavfer, ganhou, ao sprint, a segunda etapa da Volta a Portugal em Bicicleta corrida, esta sexta-feira, entre Abrantes e Vila Franca de Xira. Com este segundo triunfo consecutivo Linarez conquistou a camisola amarela.
Com 123 ciclistas à partida a etapa 2 da Volta atravessou boa parte da região ribatejana e foi corrida com temperaturas elevadas, sempre acima dos 30 graus. A jornada foi animada, com um primeiro grupo de quatro ciclistas a isolar-se e a atingir 3 minutos de vantagem.
Acabaram por ser alcançados próximo do Carregado e a etapa prosseguiu com algumas escaramuças. No Prémio de Montanha de 4ª. Categoria do Alto Agruela o primeiro a passar foi o espanhol Luís Ángel Maté.
Oito quilómetros depois, na meta volante de Arruda (foto), destacava-se um grupo de cinco ciclistas liderado por Lukas Meiler, que manteve uma vantagem curta na subida ao alta da Carvalha e no percurso por Arranhó e Bucelas.
Já na variante de Vialonga quatro dos fugitivos foram alcançados e último “resistente”, o alemão Lukas Meiler, foi absorvido pelo pelotão na zona da Verdelha. A partir daí as principais equipas procuram colocar-se da melhora forma para o sprint final, onde Leangel Linarez voltou a ser o mais rápido.
O corredor venezuelano tem, agora, 7 segundos de vantagem sobre o checo Daniel Babor. O português Rafael Reis é terceiro a dez segundos . No sábado corre-se nova etapa entre Sines e Loulé.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana