ULS cria “Atendimento Juvenil e Infantil” em Vila Franca

A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETejo) vai criar um Centro de Atendimento Juvenil e Infantil, que funcionará no Centro de Saúde de Vila Franca de Xira a partir de 15 de Março. A medida visa responder a situações pouco urgentes e pretende minimizar o impacto do fecho parcial da urgência pediátrica do Hospital de Vila Franca de Xira, que deverá acontecer também a partir deste mês de Março.
A administração da ULSETejo alega não ter profissionais suficientes para preencher escalas que permitam manter o funcionamento plena da urgência pediátrica hospitalar e que vai ser obrigada a aplicar um sistema de fecho deste serviço de urgência à noite e aos fins-de-semana.
O serviço de pediatria do Hospital de Vila Franca manteve, durante alguns anos, uma equipa de 15 médicos, mas deverá ficar, nas próximas semanas reduzida apenas a sete clínicos, porque cinco mudaram-se para outros hospitais e três médicas estão grávidas e ficarão muito em breve em licença de maternidade.
Este “Centro de Atendimento Juvenil e Infantil” (CAJI) funcionará nas instalações do Centro de Saúde de Vila Franca de Xira já a partir de 15 de Março. Destina-se “ao atendimento dos utentes não urgentes em idade pediátrica que recorrem às urgências hospitalares” e pretende “retirar estas crianças e jovens do ambiente de urgência hospitalar”.
O CAJI funcionará, “em horário progressivamente alargado”, todos os dias da semana e “o atendimento será feito por referenciação da triagem da urgência pediátrica e posteriormente pela linha de saúde SNS24”, explica a ULSETejo.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana