Turismo do Alentejo e Ribatejo promove “refúgios climáticos”
- Jorge Talixa

- há 6 dias
- 2 min de leitura

As ondas de calor são cada vez mais frequentes e as regiões portuguesas mais afectadas têm que tomar novas medidas de adaptação. É o caso do programa “Refúgios Climáticos|Stay Cool”, que está a ser desenvolvido pelo Turismo de Portugal e pelas entidades regionais de turismo. Na área do Turismo do Alentejo e Ribatejo já funcionam 18 refúgios climáticos e há mecanismos de apoio para a criação de espaços com estas características, que procuram criar condições para ambientes (exteriores e interiores) termicamente mais agradáveis.
“Temos a noção que este programa é muito importante para o Alentejo e Ribatejo e em especial para as zonas do interior e estamos bastante empenhados na sua disseminação pela região”, sustenta José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), vincando que, em colaboração com o Turismo de Portugal, a área de apoio ao investimento da ERTAR “está em permanente contacto com os municípios, ajudando-os na preparação de candidaturas e na submissão dos locais na plataforma propostos a refúgios climáticos.
“Através da linha de apoio do Turismo de Portugal, será possível, por exemplo, financiar a criação de zonas urbanas de ensombramento, espaços verdes, melhorar o mobiliário urbano e instalar aspersores”, salienta José Santos. Actualmente já funcionam “Refúgios Climáticos” nos municípios de Almodôvar (sete), Arronches (um), Castelo de Vide (um), Cuba (sete) e Mourão (dois) e há condições para desenvolver também projectos deste tipo nos municípios ribatejanos do distrito de Santarém.
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo encara a iniciativa como “estratégica”, pretendendo que a Rede de Refúgios Climáticos “se alastre a todo o território, contribuindo para o aumento da competitividade do destino, nomeadamente no Verão, ao proporcionar ambientes exteriores e interiores termicamente mais estáveis e agradáveis. Nos refúgios climáticos os visitantes poderão beneficiar de ambientes térmicos controlados, água potável e zonas de descanso, entre outras amenidades”.
O Turismo de Portugal lançou, no dia 5 de Agosto, o Aviso Específico de Concurso Rede de Refúgios Climáticos ― “Stay Cool”. Com um orçamento de 1 milhão de euros, o programa pretende apoiar a criação e qualificação de refúgios climáticos no território nacional. O financiamento destina-se a câmaras municipais e a juntas de freguesia, que podem apresentar candidaturas individualmente ou em conjunto. O apoio assume a forma de um “incentivo não reembolsável”, e pode cobrir até 80% das despesas elegíveis, até um máximo de 75 mil euros por candidatura.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana









.jpg)




