Semana tauromáquica arranca no sábado e Xira Equestre é novidade
- Jorge Talixa

- 19 de mar.
- 2 min de leitura

“Do Campo à Praça” é o lema que dá mote ao programa de iniciativas que dinamiza a cidade de Vila Franca de Xira nos próximos meses. Cultura tauromáquica, tertúlias, actividades religiosas e um mercado medieval marcam o calendário apresentado esta segunda-feira em conferência de imprensa.
A grande novidade é o Xira Equestre, evento que será organizado em Maio por um grupo local ligado ao sector do cavalo com o apoio da Câmara. Para culminar estes quatro meses intensos de actividades, o Colete Encarnado terá lugar de 4 a 6 de Julho.
O Xira Equestre realiza-se no tentadero e no espaço envolvente do Cabo da Lezíria, numa iniciativa liderada por Carlos Silva (antigo forcado do Grupo de Vila Franca), com o apoio da Câmara vila-franquense.
De 8 a 11 de Maio haverá exposição de cavalos de coudelarias da região e não só, homenagem ao mestre Luís Valença e um programa muito diversificado que incluirá visitas de escolas, passeios a cavalo e de charrete, espectáculos, provas de manejo de gado com campinos, campeonato nacional de atrelagem e desfile de moda a cavalo.
Já de 22 a 29 de Março terá lugar a 34ª Semana da Cultura Tauromáquica, organizada pelo Clube Taurino Vilafranquense. O tema principal será a transmissão dos valores da cultura tauromáquica às novas gerações e o programa inclui visitas à Rota Taurina, exposições, colóquios, demonstrações de toureio e de pegas, música e “Farra Ribatejana”.
O programa “Do Campo à Praça” integra, ainda, a Feira das Tertúlias, o Tertúlias na Rua, a Corrida das Tertúlias, as romarias do Senhor da Boa Morte e da Senhora de Alcamé e o Mercado Medieval do CBEI.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















