Samora Correia homenageia primeiro toureiro da terra
- Jorge Talixa

- 25 de set.
- 1 min de leitura

Um monumento de homenagem a António José de Oliveira, considerado “o primeiro toureiro e o primeiro novilheiro de Samora Correia”, vai ser inaugurado, na tarde do próximo domingo, no Largo João Fernandes Pratas. A escultura é de António Charneca e o monumento resulta do trabalho de uma comissão de homenagem formada em Samora Correia.
“Na história da tauromaquia, António José de Oliveira é destacado como um toureiro português que actuou principalmente nas décadas de 1940 e 1950. Natural de Samora Correia, no concelho de Benavente, iniciou a sua carreira na tauromaquia como cavaleiro amador, destacando-se pela sua habilidade e coragem.
Ao longo da sua carreira, participou em inúmeras corridas de touros, incluindo algumas nas festas em honra de Nossa Senhora da Oliveira e de Nossa Senhora da Guadalupe, em Samora Correia”, refere a comissão, sublinhando que actuou ao lado de outros nomes da tauromaquia nacional, inclusivamente com a também homenageada com um monumento em Samora Correia, Maria Mil Homens.
Após a sua retirada das arenas, “António José de Oliveira manteve-se ligado ao mundo taurino, sendo lembrado como uma figura emblemática da tauromaquia portuguesa da sua época”, conclui.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















