top of page
VozRibatejana.gif
CMB 252x115-2.jpg
Voz_Rib_178x66mm-01.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Salvaterra promove cultura e requalifica escolas


A inauguração das obras de requalificação da antiga Escola “O Século” e do novo Núcleo Escolar de Glória do Ribatejo são dois dos pontos altos das Jornadas de Cultura de Salvaterra de Magos, que decorrem de 8 a 17 de Setembro. A 10 a Edição das Jornadas de Cultura de Salvaterra de Magos decorre de de 8 a 17 de setembro.


A iniciativa inclui espetáculos musicais, apresentação de livros, homenagens, exposições, teatro de marionetas, visita aos Concheiros de Muge e ainda a inauguração das obras de requalificação da antiga Escola “O Século” (Salvaterra de Magos) e a inauguração do Núcleo Escolar de Glória do Ribatejo.


A iniciativa da Câmara de Salvaterra de Magos assinala, também, os 640 anos do Tratado de Salvaterra de Magos e os 160 anos da descoberta dos Concheiros de Muge. “São 10 anos a promover a nossa história, a nossa cultura, o nosso património, a nossa identidade“, sublinha Hélder Manuel Esménio, presidente da Câmara de Salvaterra de Magos.


A programação tem início a 8 de setembro (21h00), na Capela Real, em Salvaterra, com o evento “Há Música na Capela”, que junta animação, música medieval e o Projeto “Raízes” com Diamantina Rodrigues (voz de fado) e Joaquín Moreno (voz flamenco), acompanhados por Guitarra Portuguesa, Viola de Fado, Guitarra Flamenca, Percussão, Contrabaixo e Corpo de Baile.


O evento vai contar com a apresentação da publicação, de distribuição gratuita, Cadernos de História e Memória IV, este ano dedicada ao tema “640 anos do Tratado de Salvaterra de Magos (1383-2023)”. No sábado, 9 de setembro, vai decorrer, pelas 16h00, em Salvaterra de Magos, a inauguração das obras de requalificação da Escola “O SECULO”, seguida da apresentação do livro infantojuvenil “O Rapaz Falcão de Salvaterra de Magos”, da autoria da jornalista Catarina Fonseca, com ilustrações de Helena Simas.


Haverá espetáculo com “Palhaço Sorriso”, apontamento musical a cargo de Rocktonight Trio com Laura Macedo, Marcelo Silva e João Pedro Casinhas e ainda distribuição gratuita de livros e de gelados. À noite (21h), no Largo da República, junto ao Mercado de Cultura de Marinhais, vai ter lugar uma Noite de Fados com Matilde Cid, Joana Amendoeira e Gonçalo Castelo Branco.


A Câmara vai também, no momento, realizar uma homenagem à fadista popular Marina Rodrigues, de Salvaterra de Magos. O Núcleo Escolar de Glória do Ribatejo será inaugurado a 10 de setembro, domingo, pelas 10h30, contando com apontamento musical de Joana Feijão e a participação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo.


Para as 12h está marcado, na Casa do Povo, o lançamento do estudo “Glória – Falar, Cantar e Contar” – volume 1, pela Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comments


anuncio5.jpg
BRN3C2AF4C72910_038798-page-001_edited.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 16 de abril ESFC vs.jpg
bottom of page