Povoense Diogo Matos conquista ouro nos mundiais
O atleta da Póvoa de Santa Iria Diogo Matos, que representa as cores do Sporting, conquistou o ouro nos 50 bruços e na estafeta 4x200 livres no Mundial DSISO que decorreu, em Albufeira, de 17 a 22 de Outubro. Nesta competição mundial para nadadores com Síndrome de Down, participaram 160 nadadores em representação de 23 seleções.
Diogo Matos esteve em destaque com a conquista da medalha de ouro nos 50 bruços, com registo de recorde de Portugal. Nesta prova, outro português João Vaz foi prata e um italiano, de nome Paolo Zaffaroni, bronze. O tempo do desportista do concelho de Vila Franca de Xira foi de 40,77 segundos no final da sua categoria/classe.
Um desempenho muito superior ao que demonstrou anteriormente na eliminatória em que o sportinguista fez 41,71. A quarta posição não deitou abaixo o português. O desfecho acabou por ser surpreendente, com Diogo Matos a ganhar o ouro. De salientar que esta final contou com a participação de quatro portugueses: João Vieira 4.º lugar com 44,15; Diogo Rego 7.º lugar com 45,61.
Quanto ao desempenho do quarteto luso na componente 4x200 livres, para o qual colaborou a prestação de Diogo Matos, e de que fazem também parte André Almeida, Francisco Montes e Vicente Pereira, culminou com o topo do pódio, demonstrando um domínio avassalador face aos seus adversários, fazendo 11.17,83 minutos, enquanto a Grã-Bretanha chegou a seguir com 11.44,82 e o México com 11.46,10.
O encerramento do 10.º Campeonato do Mundo DSISO, Albufeira 2022, fez-se num jantar oficial com uma cerimónia onde houve a atribuição de prémios de "melhores nadadores e melhores seleções" e entrega de recordações às 23 três comitivas. As distinções foram entregues a Camino Martinez e Vicente Pereira em S21 para melhores nadadores; Jagoda Litner e Caique Aimore em mosaicos femininos e masculinos; Grã-Bretanha, México e Itália, consideradas as melhores equipas.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments