top of page
Banner_Hospital-CUF-Santarém_Voz Ribatejana_178x66mm.png
Pirilampo.png
BannerIsolinoVaz_VozRibatejana_178x66mm(2)(1).jpg

Obra da quadruplicação pode avançar com parecer favorável do ambiente

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • há 1 minuto
  • 2 min de leitura

O estudo de impacte ambiental do projecto de quadruplicação da linha-férrea entre Alverca e a Castanheira recebeu, esta semana, parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o que significa que as obras poderão arrancar já em 2027.


A declaração de impacte ambiental emitida pela APA considera que os impactes positivos desta modernização da Linha do Norte são muito superiores aos negativos e não atende às preocupações de muitos moradores e de alguns autarcas, que reclamaram novos estudos e soluções alternativas que não afectassem tanto a cidade de Vila Franca de Xira e a vila de Alhandra.


Com esta declaração de impacte ambiental (favorável condicionada ao cumprimento de medidas de minimização), a Infraestruturas de Portugal poderá lançar o concurso para a execução das obras. Prevê-se que os trabalhos demorem mais de cinco anos e meio e que as obras se realizem durante a noite, mantendo o serviço ferroviário da Linha do Norte a funcionar durante o dia.


“A consulta pública revelou que a maioria dos cidadãos exprime forte oposição ao projecto, argumentando que a quadruplicação proposta é demasiado impactante, carece de estudos comparativos e agravará problemas urbanos, ambientais e sociais em Alhandra e Vila Franca de Xira.


Um grupo menor de cidadãos apresenta sugestões, solicitando melhorias ao nível das acessibilidades, da integração urbana, da qualidade dos espaços públicos e da fiabilidade dos equipamentos”, refere a declaração de impacte ambiental, constatando, no entanto, que a maioria dos que participaram na avaliação de impacte ambiental (71 exposições de cidadãos e oito entidades) considera a modernização deste troço ferroviário “necessária”, mas que “deve ser melhor fundamentada, mais equilibrada e mais sensível ao território e às comunidades que atravessa”. 


Apesar de tudo, o parecer da comissão de acompanhamento e a DIA são favoráveis ao projecto, considerando que os impactes negativos identificados serão, na sua generalidade “susceptíveis de minimização” e que os impactes positivos que se perspectivam são “significativos”.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


ezgif.com-animated-gif-maker(7).gif
SNS 24_INEM_PT+ENG_Voz Ribatejana_300x250px.jpg
Design sem nome_20260516_122258_0000-2.jpg
APA_Always On_ Mosteiro_300x250 _ Voz Ribatejana _ Banner.png
Comemoracao do 46o Aniversario do GDC da Loja Nova2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited(adjusted).jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 26mai26.jpg

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page