Novo loteamento da Flamenga está em consulta pública
- Jorge Talixa
- há 43 minutos
- 1 min de leitura

O estudo prévio para o novo Loteamento Municipal da Quinta da Flamenga (Vialonga) está em consulta pública nas próximas semanas. Contempla a construção de 18 edifícios de habitação social para venda a custos acessíveis e arrendamento, num total de 139 fogos. O projecto deverá ser desenvolvido directamente pela Câmara, mas ainda há dúvidas quanto às suas fontes de financiamento.
Prevê, ainda, a cedência de uma parcela de terreno para a construção de um lar de idosos pela Associação de Bem-Estar Infantil de Vialonga (ABEIV) e a reabilitação do edifício do antigo palácio, que incluirá alguns fogos de habitação social, um auditório e instalações para a Junta de Freguesia de Vialonga.
“O que se vai conseguir, para além da reabilitação do Palácio da Flamenga no contexto da criação de habitação pública, é a definição de mais lotes para habitação com rendas acessíveis”, sublinha Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.
Já Nuno Libório, vereador da CDU, quis saber como é que vai ser o financiamento deste empreendimento, uma vez que já não deverá caber no PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), cujas obras teriam que ficar concluídas até final de 2026.
Fernando Paulo Ferreira observou que tudo indica que o Governo vai avançar com programas próprios de financiamento da construção de habitação pública, tendo em conta o problema de falta de habitação que se vive nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana