top of page
banner_voz_ribatejana(5).jpg

press to zoom

press to zoom
1/1
  • Jorge Talixa

Nova “odisseia” de Ulisses filmada em Vila Franca


“Regresso a Ítaca” é o nome de uma série portuguesa que estreou, na passada terça-feira, na RTP2. Integralmente filmada no concelho de Vila Franca de Xira, esta versão contemporânea da famosa viagem de Ulisses na “Odisseia” de Homero foi escrita e realizada por Ricardo Cabaça, jovem dramaturgo e realizador residente no concelho de Vila Franca de Xira e colaborador da revista Vida Ribatejana.


São 10 episódios que vão passar nas noites de terça-feira na RTP 2. O primeiro episódio, transmitido no dia 3, pode ser visto na RTP Play. Trata-se de uma “reescrita2 da Odisseia de Homero, numa narrativa contemporânea. “Ulisses regressa a casa vinte anos depois da Guerra de Tróia. Cansado das guerras dos homens e dos deuses, encontra uma Ítaca diferente tomada pela ruína do tempo”, refere a sinopse da série, que tem os actores Paulo Pinto e Daniela Rosado como protagonistas.


Ricardo Cabaça reconhece que esta “foi uma das experiências artísticas mais belas da minha vida, um daqueles momentos quase insuperáveis”, sublinha o realizador, vincando que “foi uma viagem longa, mas não tão longa quanto a de Ulisses. A nossa viagem completou-se com conquistas e sonhos. Agradeço a quem já viu, agendou a gravação ou ‘vai andar para trás’.


Estou completamente extasiado! Obrigado a todas e todos que participaram no Regresso a Ítaca!”, sustenta. O rio Tejo, a Ponte Marechal Carmona, paisagens e património do concelho de Vila Franca de Xira fazem o “cenário” da série produzida pela Creart e pela 33Animos.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Banner VozRibatejana_178x66mm_AF(2).jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
300x250.jpg
14878_IMT_Voz Ribatejana_300x250.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

press to zoom

press to zoom
1/1

VR Solidário

Cartazes datas JAN 2023.jpg

Contador de Visualizações

bottom of page