Jorge Talixa
Musical homenageia comunidade alentejana de Alverca
A ideia partiu de Madalena Soares que desafiou os seus companheiros do Grupo Musical Flor do Trevo para organizarem, por alturas dos 50 anos do 25 de Abril, um espectáculo de homenagem à comunidade alentejana residente no Bom Sucesso, em Alverca.
O projecto ganhou forma paulatinamente e vai resultar num espectáculo diferente, que será apresentado, nas noites de 19 e de 20 de Abril, no Centro Cultural do Bom Sucesso. Mobiliza, também, outros grupos locais e músicos e actores independentes.
“Tudo começou no espetáculo dos Unidos do Baixo Alentejo, em que Madalena Soares, do Grupo Flor do Trevo, teve a ideia de fazer um espetáculo de homenagem a comunidade alentejana residente no Bom Sucesso e aos 50 anos do 25 de abril.
O tema do espetáculo é a assimetria entre o Alentejo (povo sofredor) e a liberdade conquistada pelo 25 de abril de 1974. Somos do Grupo Flor do Trevo e nada melhor para encetar o projeto o estarmos sediados no Centro cultural do Bom sucesso.
O título “Musical Alentejo Simplesmente” tem por finalidade a homenagem ao povo alentejano”, explica o grupo organizador, frisando que a iniciativa envolve parceiros como os Unidos do Baixo Alentejo, o Grupo de Cantares da ARPIA, elementos individuais da Casa do Povo de Arcena, elementos dos Sons de Sempre e vários atores e músicos independentes.
“O espetáculo tem duas partes distintas, sendo a primeira o antes do 25 de Abril (convívio nas tabernas, locais de confraternização à mesa). A segunda parte, pós- 25 de abril, carateriza a liberdade o convívio e música sem fronteiras.
No musical haverá momentos de representação, que revivem o passado e de que muitos se recordarão”, conclui o Grupo Flor do Trevo.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments