top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Moradores contra “abandono” do Bairro da Mata


Moradores do Bairro da Mata, arredores de Vila Franca de Xira, denunciam um conjunto alargado de problemas que consideram que podem pôr em risco quem ali vive. Acusam mesmo as autarquias locais de esquecerem reiteradamente os problemas do bairro e apontam questões como a proliferação de mato, a falta de limpeza da ribeira e as más condições dos acessos.


“O problema começa no estado de abandono e negligência de toda a envolvência do Bairro da Mata. Há lixo por todo o lado, valetas que não são limpas há anos! Na realidade até esta data não foi feita qualquer limpeza por parte da câmara/junta de freguesia na zona”, critica Maria Silva, uma das moradoras, que tem alertado os responsáveis autárquicos para todos estes problemas.


“A serra da mata encosta a uma vasta área de eucalipto que foi autorizada pelo município há poucos anos atrás. Poderá trazer riscos acrescidos, atendendo à falta de limpeza da serra da mata”, alerta, frisando que “o ribeiro que passa paralelo ao Bairro da Mata está cheio de ervas, sendo em breve uma fonte de mosquitos insuportável.


A cabine da EDP, assim como o depósito de gás do Bairro da Mata, situados em espaço público, estão envolvidos em matagal e lixo. Por questões de segurança deveria ser de especial atenção e responsabilidade”, sustenta. “Também a empresa pública EPAL, que tem na zona 3 condutas de abastecimento (faixas de terreno com 10m de largura) não limpa nada atempadamente.

E a Câmara em relação à EPAL nada faz”, denuncia a moradora. “Sendo um ano de exceção climática, com tanta irresponsabilidade por parte da Câmara temo que possa vir a ocorrer por aqui uma tragédia”, avisa. O mesmo sentimento tem outro morador que também contactou o Voz Ribatejana para denunciar estes problemas.


Alerta para o mato que prolifera na serra e em terrenos ali existentes que pertencem à Câmara e estranha a forma como foi autorizada para ali a plantação de uma extensa área de eucaliptos. Aponta, também, o mau estado da Estrada Marciano Mendonça e os frequentes alagamentos que ocorrem na zona baixo do acesso ao bairro.


O Voz Ribatejana questionou a Câmara de Vila Franca de Xira sobre esta matéria, mas ainda não obteve resposta. Já a Junta vila-franquense garante que faz limpezas regulares no Bairro da Mata, mas que parte das situações apontadas são da responsabilidade da EPAL.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Comments


03_Eleicoes_Europeias_Imprensa_Digital_Regional_300x250.jpg
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page