Ministra já está disponível para receber autarcas da região
- Jorge Talixa

- 21 de ago.
- 1 min de leitura

Foi precisa uma carta conjunta dos presidentes dos cinco municípios servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) e, sobretudo, a divulgação mediática que o caso teve para que a ministra da Saúde se mostrasse, agora, disponível para receber os referidos autarcas.
Os presidentes das câmaras de Alenquer, Arruda, Azambuja, Benavente e Vila Franca manifestaram o seu desagrado pelo facto da reunião, com carácter de “urgência”, pedida em Fevereiro passado nunca ter sido marcada, apesar de várias insistências.
Em causa estão, principalmente problemas de funcionamento do HVFX, com as urgências de ginecologia e obstetrícia frequentemente fechadas por falta de médicos para preencher escalas e, desde Fevereiro, também com a Urgência de Pediatria encerrada à noite e aos fins-de-semana, por razões idênticas.
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira explicou que os autarcas temem que estejam a ser dados passos para o encerramento definitivo da maternidade do HVFX e para o encaminhamento das parturientes para Lisboa, medida que consideram inaceitável.
Já hoje, o autarca vila-franquense revelou que o gabinete da ministra Ana Paula Martins já manifestou disponibilidade para agendar a reunião solicitada, o que poderá acontecer já na próxima semana, com a prevista participação dos cinco presidentes de Câmara.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















