Ministra garante que maternidade de Vila Franca não vai fechar
- Jorge Talixa
- há 2 dias
- 2 min de leitura

A ministra da Saúde afiançou, na manhã desta segunda-feira, que a maternidade de Vila Franca de Xira não vai encerrar e que o Governo está a procurar uma melhor articulação de recursos na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Reconhecendo que esta é uma das regiões do País com maiores problemas de falta de médicos de família e que a direcção da Unidade Local de Saúde tem feito um “esforço enorme”, Ana Paula Martins anunciou, contudo, que o Governo já decidiu lançar um concurso para uma nova parceria público-privada (PPP) na gestão do Hospital de Vila Franca de Xira.
A ministra falava na cerimónia de inauguração do Campus de Saúde, desenvolvido pela Misericórdia de Vila Franca no espaço do antigo hospital. A governante realçou o “belíssimo” projecto desenvolvido pela instituição vila-franquense e afiançou que o Governo está empenhado em aprofundar as parcerias com o sector social e solidário na área da saúde. O Campus de Saúde agora inaugurado tem uma unidade de cuidados continuados com 153 camas, uma residência sénior com 32 camas e uma clínica do Grupo Luz Saúde.

Em Outubro abrem uma clínica de fisioterapia e uma parafarmácia. Armando Jorge de Carvalho, provedor da Misericórdia vila-franquense, realçou o percurso de 9 anos até à conclusão deste empreendimento. ”Um espaço inovador, que permitiu reconverter toda esta área e revitalizar a cidade. Foram nove anos de muito trabalho, mas também de muitos obstáculos que foi preciso ultrapassar.
Este é um projecto com um investimento superior a 30 milhões de euros, com 6,2 milhões de apoio do Portugal 2020 (Compete), 500 mil euros de apoio da Câmara e o restante financiamento bancário junto do Montepio”, explicou o provedor, considerando “fundamental” que o sector privado e solidário seja mais ouvido e apoiado pelo Governo na área da saúde. Na cerimónia participaram também a secretária de Estado da Acção Social, o patriarca de Lisboa e os presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana