Jorge Talixa
Mercado Medieval do CBEI regressa em Vila Franca
Depois de quatro anos de interregno, motivados em parte pela pandemia, o Centro de bem-Estar Infantil (CBEI) de Vila Franca de Xira volta a organizar, já de sexta-feira a domingo, o seu tradicional Mercado Medieval. A décima edição da iniciativa vai estar centrada na zona antiga de Vila Franca de Xira, especialmente nas ruas que ladeiam as instalações do CBEI e a Igreja Matriz.
Haverá muita animação e reconstituições históricas, num evento que visa também angariar fundos para a instituição. A nova direcção do CBEI decidiu recuperar a realização do Mercado Medieval. A iniciativa abre às 19h00 de sexta-feira, com leitura da carta da feira, cortejo e visita às tendas do mercado.
Haverá, também, animação de rua com o grupo Pifaradas e Gaitadas de Álvaro Pessoa e animação infantil no espaço “Arraia Miúda”, que funciona das 19h00 às 21h00 com jogos medievais e contadores de histórias. Já no sábado realce para o Repasto dos Petizes (13h00) e para o Real Cortejo pelas Ruas do Burgo, marcado para as 17h00.
Haverá, também, arraial, cortejo e sagração de novos cavaleiros templários (21h00) e o espectáculo Almas de Fogo (00h00). O espaço “Arraia Miúda” funcionará das 11h00 às 15h00 e das 18h30 às 21h30. O Mercado Medieval do CBEI culmina no domingo com animação, saltimbancos e teatro durante a tarde.
À noite haverá danças e folias no arraial e a repetição do espectáculo Almas de Fogo às 21h30. Já o espaço “Arraia Miúda” funciona das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Commentaires