Jorge Talixa
Mercado de Arruda “recua” a 1824
Arruda dos Vinhos vai recuar 200 anos e propor uma viagem à descoberta do que era a vivência da vila em 1824. A nona edição do Mercado Oitocentista decorre já de 31 de Maio a 2 de Junho, na zona central e antiga da vila de Arruda. Haverá bancas de artesanato e de produtos e gastronomia de antigamente e muita animação.
No fundo, o Mercado Oitocentista “é a recriação de um mercado rural e da vida quotidiana numa pequena vila rural, abordando histórias, temas e personagens, habitualmente presentes nestes mercados do séc. XIX”, refere a autarquia arrudense, prometendo “continuar a enaltecer a nossa identidade enquanto arrudenses, identidade que tanto nos orgulha”.
Tendo como princípio a preservação e salvaguarda do património cultural local, o Mercado Oitocentista tem como tema genérico “Arruda em 1824: Histórias de um Vale Encantado". Neste Mercado “conta-se a história e contam-se estórias, tendo por base as crenças, estórias e histórias e outras tradições seculares que caracterizam a identidade popular arrudense no séc. XIX”.
Grupos de animadores locais representam nas ruas, ao longo dos três dias do Mercado Oitocentista, vivências e acontecimentos marcantes na história do concelho. A inauguração está marcada para as 20h00 de dia 31, seguida de visita e desfile acompanhados por grupos de gaiteiros. Depois, haverá animação musical e teatral e Baile de Boas Vindas com o Rancho Folclórico Podas e Vindimas de Arruda.
Já nos dias 1 e 2, o programa propõe jogos tradicionais, marionetas, animação teatral e musical, visitas guiadas à Arruda Oitocentista (16h30) e Encharcada na noite de sábado. Não faltarão os espaços de artesanato e de produtos e gastronomia tradicionais e os divertimentos para os mais pequenos.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments