Jorge Talixa
Jornada Diocesana deve juntar 3 mil jovens em Vila Franca
A cidade de Vila Franca de Xira vai acolher, no próximo dia 26 de Novembro, a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ). Trata-se da primeira vez que o concelho de Vila Franca recebe esta iniciativa da Diocese de Lisboa, que deverá juntar cerca de 3 mil jovens.
“A escolha de Vila Franca de Xira orgulha-nos e espelha o empenho das equipas do Município envolvidas na organização da Jornada Mundial da Juventude”, sublinhou o presidente Fernando Paulo Ferreira na reunião camarária de quarta-feira.
A escolha de Vila Franca de Xira foi anunciada pela Diocese de Lisboa no passado dia 28, durante a apresentação do programa pastoral 2023/2024 do Serviço da Juventude da Diocese de Lisboa, que teve lugar no Tiles Bar, no Cais do Sodré, em Lisboa.
A JDJ é um encontro organizado pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, tendo como principais destinatários os jovens desde a adolescência. A participação está sujeita a pré-inscrição, a promover pela diocese de Lisboa.
São esperados, assim, no concelho de Vila Franca de Xira mais de 3 mil jovens, provenientes de 288 paróquias da região. O programa da iniciativa contempla no período da manhã workshops temáticos a realizar por vários pontos da cidade de Vila Franca de Xira.
À tarde, a partir das 15h00, no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira, terá lugar programação de cariz musical/cultural, seguindo-se um momento de conversa e partilha entre os jovens e o novo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, encerrando a JDJ com uma celebração Eucarística.
A JDJ surgiu no âmbito do desafio do Santo Papa lançado aos jovens, para que anualmente, no Domingo de Cristo-Rei, “se reúnam com o seu bispo, e juntos celebrem a alegria da Fé, tendo esse encontro espaço para momentos de partilha e voluntariado, em paralelo com momentos culturais e de festa”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Comments