Hospital e centros de saúde têm nova administração
- Jorge Talixa
- há 27 minutos
- 2 min de leitura

A Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo vai ter um novo conselho de administração, presidido por Nuno Gonçalves Cardoso. O anterior presidente renunciou ao cargo e o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que nomeia a nova equipa de gestão do Hospital de Vila Franca e dos centros de saúde dos concelhos de Alenquer, Arruda, Azambuja, Benavente e Vila Franca.
Nuno Gonçalves Cardoso vai ser, assim, o novo presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETejo), regressando a uma casa (Hospital de Vila Franca de Xira) onde já trabalhou entre 2018 e 2021, integrando a equipa de gestão da José de Mello Saúde, no âmbito da parceria público-privada então em vigor.
Substitui Carlos Andrade Costa, que apresentara a sua renúncia ao cargo – liderou primeiro o Hospital de Vila Franca de Xira desde Junho de 2021 no seu regresso à gestão pública e, assumiu, em 2023, a liderança da nova ULS. O novo presidente da ULS Estuário do Tejo é licenciado em Organização e Gestão de Empresas e, nos últimos anos, trabalhou director de Auditoria Interna e director de Qualidade e Segurança da CUF, S.A.
Recorde-se que a ministra Ana Paula Martins revelou, em Setembro, que o Governo está a preparar o concurso para uma nova parceria público-privada na ULSETejo, que deverá abranger a gestão do Hospital e das cerca de 20 unidades de cuidados de saúde primários dos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente. “É necessário renovar a liderança, designando uma equipa que, de forma dialogante, cooperante e adaptativa, se revele mais ajustada ao novo desenho integrado de cuidados de saúde das unidades locais de saúde.
Com efeito, considera-se crucial que os novos membros da administração tenham a capacidade de enfrentar os desafios imediatos e operacionalizar as medidas estratégicas que se impõem, através de uma gestão sólida e eficaz”, sustenta a resolução, que designa um novo conselho de administração composto por Nuno Gonçalves Cardoso (presidente), Ana Gomes Azevedo (directora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares), Sérgio Medina do Rosário (director clínico para a área dos cuidados de saúde primários), Catarina Garcia Paulino (vogal executiva) e Maria Helena Abrantes (vogal executiva e enfermeira directora).
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















