Germano Peixinho faleceu aos 104 anos
Germano Peixinho, o mais antigo bombeiro português, faleceu, esta sexta-feira, em Arruda dos Vinhos. O velório decorreu no salão do quartel dos Bombeiros Voluntários de Arruda, de onde sai o funeral, pelas 14h15 deste sábado, para o Cemitério arrudense.
Com 104 anos, o ‘Ti Germano’ como era carinhosamente tratado na vila de Arruda, fez questão de manter a sua ligação à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos (AHBVAV), onde foi várias vezes homenageado.
Entrou na década de 40 na corporação arrudense, onde se manteve durante mais de quatro décadas no corpo activo. O Chefe Germano foi sempre um exemplo e uma referência para os seus pares e fazia questão de visitar frequentemente o quartel e de participar na vida da associação já depois de ter deixado o corpo activo.
Há 3 anos o seu nome foi dado a uma rua do renovado Bairro João de Deus e, no passado mês de Junho, na comemoração de mais um aniversário da AHBVAV, a associação descerrou um alto relevo em sua homenagem. Germano Peixinho fazia questão de estar sempre presente, com a habitual boa disposição e uma memória invejável.
Recebeu também as mais altas distinções da Liga dos Bombeiros Portugueses. À família de Germano Peixinho, que tivemos o privilégio de entrevistar várias vezes, o Voz Ribatejana transmite também sentidas condolências.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Kommentare