Fogo desaloja famílias e faz uma vítima mortal no Carregado
- Jorge Talixa

- há 6 dias
- 2 min de leitura

Um incêndio no segundo andar de um prédio de oito pisos do Carregado causou, na manhã desta segunda-feira, a morte de um homem de 45 anos e obrigou à evacuação de 18 moradores que se encontravam no edifício. A vítima mortal terá ficado bloqueada na sala do apartamento onde vivia com a sua mãe e o corpo foi, depois, encontrado pelos Bombeiros de Alenquer já totalmente carbonizado.
Onze pessoas foram transportadas ao Hospital de Vila Franca de Xira para serem assistidas a problemas respiratórios originados pela inalação de fumos. Segundo alguns moradores, o fogo terá deflagrado cerca das 7h40 e propagou-se rapidamente no 2º andar esquerdo do número 59 da Praceta João Rodrigues Cabrilho. Vizinhos conseguiram, depois de muito esforço, retirar a mãe da vítima mortal, que deu o alerta gritando por socorro.
Com a chegada dos Bombeiros e da GNR, o incêndio foi confinado ao segundo piso, mas o fumo negro era muito e impedia a saída dos restantes moradores pelas escadas interiores. Tiveram que ser evacuadas, assim, 18 pessoas pelas escadas dos bombeiros, que mobilizaram para o local cerca de duas dezenas de efectivos (associações de Alenquer e da Castanheira).
Devido à acumulação de água nos pisos mais próximos e às verificações de segurança necessárias, os residentes não poderão ficar nas suas casas nos próximos dias. A rede de gás foi cortada e serão necessárias também uma limpeza geral e uma avaliação estrutural do prédio, que terá que ser feita pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Vários moradores juntaram-se (foto), durante a tarde, próximo do edifício para reflectirem sobre os próximos passos.
Retiraram algum vestuário e outros bens mais necessários e vão ser alojados temporariamente, na maior parte dos casos, em casa de familiares. A Protecção Civil e os serviços sociais da Câmara de Alenquer também têm estado no local, assegurando que darão todo o apoio possível às famílias afectadas.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana








%20(1)(1)2.jpg)
.jpg)






