• Jorge Talixa

Feira junta muitos milhares em Vila Franca de Xira


A tradicional Feira de Outubro regressa a Vila Franca de Xira com um programa repleto de animação que inclui cinco esperas e largadas de toiros, quatro corridas, música, gastronomia, 96 artesãos no Salão de Artesanato e 106 feirantes no recinto exterior da feira.


O certame foi inaugurado ao fim da tarde de sexta-feira e vai juntar muitos milhares de visitantes até ao próximo dia 9. Este ano, a Feira de Vila Franca integra algumas novidades, a principal das quais diz respeito ao programa “Tradições e Tertúlias”, um conjunto de actividades dinamizado pelas tertúlias tauromáquicas do concelho entre 23 e 29 de setembro.

Destaque também para a celebração dos 90 anos do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, que terá o seu ponto alto na corrida nocturna da próxima terça-feira na Palha Blanco. Actuam os cavaleiros António Telles e João Moura Jr, com as seis pegas asseguradas pelo Grupo de Vila Franca.


Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de vila-franquense, no momento da inauguração do certame agradeceu a todos os que contribuem para a organização da feira e realçou o facto de serem muitos os feirantes e artesãos que procuram participar na Feira de Outubro.

No recinto exterior estão, este ano, 106 feirantes das mais variadas áreas. E no interior do Pavilhão Multiusos são 96 artesãos de todo o País (alguns pela primeira vez em Vila Franca), que apresentam o seu trabalho e mostram, ao vivo, como é que se produzem estas peças de saber tradicional.


Antes da visita inaugural ao 41º. Salão de Artesanato, o edil convidou também todos os interessados a visitarem Vila Franca e a divertirem-se na Feira de Outubro, que estará igualmente em destaque no canal 1 da RTP nos dias 8 e 9 de Outubro.

As esperas e largadas de toiros são outra das vertentes mais aguardadas da feira. A primeira tem lugar na tarde deste sábado (16h30) e nas manhãs de domingo, segunda, terça e quarta-feira (10h30) haverá mais quatro largadas de toiros.


A segurança é garantida por um dispositivo alargado organizado pela Protecção Civil Municipal, pelos Bombeiros e pela PSP e volta a contar, este ano, com uma equipa médica móvel para a primeira assistência a feridos resultantes das largadas.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
christmas-1089310_960_720_edited.jpg

Contador de Visualizações