Feira de Outubro tem novidades e mantém tradição
- Jorge Talixa

- 2 de out.
- 2 min de leitura

Com 103 feirantes inscritos/instalados e oito tasquinhas gastronómicas, para além dos múltiplos espaços de venda de bebidas e de produtos alimentares, a edição 2025 da Feira Anual de Vila Franca de Xira arranca já na próxima sexta-feira (3 de Outubro) e decorre até dia 12. O certame conta, também, com algumas novidades, ao nível da restauração, da animação e dos divertimentos e promete mais espaços de descanso/refeição na entrada Norte do Parque Urbano do Cevadeiro.
Já o Salão de Artesanato reunirá 94 artesãos dos mais variados pontos do país, incluindo doze representantes do concelho de Vila Franca de Xira. De acordo com a Câmara de Vila Franca de Xira, o certame “apresenta algumas novidades nesta edição de 2025, desde logo, a realização de showcookings apresentados pelas tasquinhas presentes na Praça da Restauração”. Haverá, também, “um novo divertimento para toda a família” e uma “food truck”, vocacionada para a venda de produtos alimentares.
“Para responder à afluência de público, vão ser criados mais espaços de descanso/refeição junto à entrada norte do Parque Urbano”, acrescenta a edilidade vila-franquense. A Feira de 2025 vai contar com 103 feirantes, distribuídos pelas áreas de restauração e artigos diversos, plantas, produtos tradicionais e comes e bebes. Haverá, igualmente, os tradicionais divertimentos infantis e para adultos.
Na tenda gastronómica vão estar sete colectividades/associações do concelho e o Xira Clube (associação dos funcionários do município). Haverá, também, animação musical diversa à hora de almoço e à noite. A segurança e as condições de resposta a eventuais acidentes/incidentes são também fundamentais num certame que atrai, anualmente, muitas centenas de milhares de pessoas. Para este ano, o dispositivo de prevenção e segurança “vai contar com 81 veículos e 192 operacionais (bombeiros e protecção civil)”.
O Posto Médico Avançado (PMA) estará instalado junto ao Pavilhão do Cevadeiro, este ano com um horário alargado, das 15h00 até ao fecho do recinto da Feira “em 2024, estas equipas estavam apenas a partir das 20h00). Segundo a Câmara de Vila Franca de Xira “mantém-se o dispositivo médico para as largadas de toiros, com médico e enfermeiro” e o Posto de Comando estará instalado junto do Pavilhão do Cevadeiro “para coordenação de todas as operações de socorro”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















