Escultura de homenagem ao 25 de Abril inaugurada em Alhandra
Uma escultura de homenagem ao 25 de Abril e aos presos políticos foi inaugurada, na tarde desta quinta-feira, junto ao bairro da Chabital, em Alhandra. O trabalho escultórico é da autoria de João Duarte e o projecto resulta de uma parceria entre a Junta da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz e a Câmara de Vila Franca de Xira.
Francisco Cacheira e Lara Barros, duas crianças que de alguma forma simbolizam a continuidade dos valores de Abril e que participaram, também, na sessão solene comemorativa dos 50 anos da liberdade realizada em Alhandra, descerraram a placa inaugural, numa cerimónia em que participaram os presidentes da Câmara e das juntas de Alhandra, Alverca, Póvoa e Forte e Vila Franca de Xira.
Mário Cantiga, presidente da Junta de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, observou que o monumento agora inaugurado simboliza “o que foi a luta de muitos homens e mulheres de Alhandra e do concelho” contra o antigo regime.
Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, realçou os muitos alhandrenses que lutaram contra o antigo regime e sublinhou que o monumento presta também homenagem aos presos políticos do concelho, a cujos nomes se poderá aceder através da leitura de um QR Code inscrito na placa identificativa da escultura.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana