top of page
voz_ribatejana_25abril_comemor.municip.27x4cm.jpg
festival-arroz-carolino-2024.png
XiraSoundFest24_Voz Ribatejana_17,8x6,6cm(1).jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

Escultura de homenagem ao 25 de Abril inaugurada em Alhandra


Uma escultura de homenagem ao 25 de Abril e aos presos políticos foi inaugurada, na tarde desta quinta-feira, junto ao bairro da Chabital, em Alhandra. O trabalho escultórico é da autoria de João Duarte e o projecto resulta de uma parceria entre a Junta da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz e a Câmara de Vila Franca de Xira.


Francisco Cacheira e Lara Barros, duas crianças que de alguma forma simbolizam a continuidade dos valores de Abril e que participaram, também, na sessão solene comemorativa dos 50 anos da liberdade realizada em Alhandra, descerraram a placa inaugural, numa cerimónia em que participaram os presidentes da Câmara e das juntas de Alhandra, Alverca, Póvoa e Forte e Vila Franca de Xira.


Mário Cantiga, presidente da Junta de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, observou que o monumento agora inaugurado simboliza “o que foi a luta de muitos homens e mulheres de Alhandra e do concelho” contra o antigo regime.


Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, realçou os muitos alhandrenses que lutaram contra o antigo regime e sublinhou que o monumento presta também homenagem aos presos políticos do concelho, a cujos nomes se poderá aceder através da leitura de um QR Code inscrito na placa identificativa da escultura.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana


Kommentare


300x250px_banner.png
15 Caminhada Amor do Peito-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 24 de maio vs.jpg
bottom of page