top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Voz Ribatejana_178mmX66mm_Passerelle2024_Prancheta 1.jpg
Banner Festas Alverca.png
  • Joel Balsinha

Enfermeiro faleceu em acidente na Castanheira do Ribatejo


Uma colisão frontal entre um veículo ligeiro e um motociclo, na entrada Norte de acesso à A1 na Castanheira do Ribatejo, vitimou um enfermeiro de 53 anos. Paulo Rita prestava serviço na VMER (viatura médica de Emergência e Reanimação) de Vila Franca de Xira e na Força Aérea e residia no concelho de Azambuja.


O óbito foi declarado no local. O condutor do automóvel, um jovem de 21 anos, sofreu ferimentos ligeiros e foi transportado ao Hospital de Vila Franca de Xira. O alerta para o acidente, dado pelas 00h02, mobilizou nove bombeiros, apoiados por oito veículos, equipa da VMER, psicóloga do INEM e Guarda Nacional Republicana, com duas viaturas.


O papel do psicólogo foi muito importante dado que os elementos da VMER conheciam a vítima, no entanto ainda desempenhou um papel de apoio ao jovem condutor que ficou afetado com o sucedido. Posteriormente o especialista tem consultado os restantes elementos que estiveram a trabalho no local para perceber se necessitam de apoio adicional.


Tivemos conhecimento que “após manobras de reanimação o óbito foi declarado no local”. "O condutor do motociclo foi projetado no local. Quando chegámos já havia uma pessoa a fazer suporte básico de vida. Decidimos por bem dada a situação emitirmos uma nota de pesar dirigido à família", disse Bartolomeu Castro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira do Ribatejo.


Em comunicado, o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) mal teve conhecimento comunicou que "hoje o dia apareceu triste, com a notícia do acidente que vitimou o nosso colega e amigo, enfermeiro Paulo Rita, depois de sair do seu turno na VMER.


Uma pessoa e um profissional maravilhoso, tão querido por quem com ele se cruzou nos caminhos da emergência médica pré-hospitalar. O INEM apresenta as suas sentidas condolências a todos os familiares, amigos e colegas do Paulo. Deixarás muitas saudades".


Também em comunicado, os Bombeiros Voluntários de Samora Correia referem que o enfermeiro Paulo Rita foi elemento do seu "Corpo de Bombeiros entre 2000 a 2006, primeiro como Bombeiro de 2a e depois como Adjunto de Comando Equiparado - Enfermeiro.


Oficial enfermeiro na Força Aérea Portuguesa e, nos últimos largos anos, enfermeiro na VMER de Vila Franca de Xira, trabalhou muitas vezes lado a lado com os nossos Bombeiros para tentarem salvar as vidas dos doentes e sinistrados que socorreram”.


Os órgãos sociais e o Corpo de Bombeiros de Samora Correia manifestaram o "seu mais profundo pesar pelo seu falecimento e apresentam Sentidas condolências à família. Muito Obrigado, Paulo, por tudo o que deste ao nosso Corpo de Bombeiros e ao socorro pré-hospitalar da nossa Comunidade".


Esta não foi a única corporação a manifestar palavras sobre a perda pois o enfermeiro pertenceu aos quadros da Associação de Bombeiros de Alenquer e os seus órgãos da associação, direcção e corpo manifestaram publicamente "as mais sentidas condolências à família e amigos do enfermeiro Paulo Rita que na passada madrugada perdeu a vida num trágico acidente de viação".


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


Tags:

Comentários


03_Eleicoes_Europeias_Imprensa_Digital_Regional_300x250.jpg
Romaria Alcame-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

15jun24 Colheita de Sangue Alhandra.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page