Câmara compra antigo cinema da Castanheira
- Jorge Talixa
- 27 de fev.
- 2 min de leitura

A Câmara de Vila Franca de Xira vai comprar o antigo cinema da Castanheira por 165 mil euros e investir, depois, na requalificação e adaptação da sala para auditório cultural. A CDU acha que seria melhor investir na remodelação e ampliação do edifício da Junta, criando também um auditório. O Chega defende que há outras prioridades. A proposta foi aprovada, por maioria, com a abstenção do Chega.
A autarquia vai pagar 165 mil euros pela compra do edifício da Rua Palha Blanco e investir, depois, na sua adaptação às exigências actuais e à função de auditório cultural. A CDU votou favoravelmente, mas frisou que preferia o antigo projecto de remodelação e ampliação da sede da Junta com criação também de um auditório. O Chega defendeu que, na actual situação financeira da Câmara, haverá outras prioridades.
“Esta aquisição patrimonial permitirá dotar a vila da Castanheira do Ribatejo de um auditório cultural municipal, após a reabilitação e requalificação do imóvel para o efeito”, salienta a proposta. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, sublinha que “é um momento importante que temos vindo a preparar com a colaboração da senhora presidente da Junta de Freguesia, agradecendo também aos autarcas da Castanheira o trabalho conjunto que temos vindo a fazer nesta matéria.
Com a aprovação desta proposta, vamos requalificar o edifício e colocá-lo ao serviço da população”, afiançou o edil. Bárbara Fernandes, vereadora do Chega, quis saber quanto é que a Câmara pensa gastar para reabilitar aquele edifício e considerou que “existem situações mais urgentes para a Castanheira do Ribatejo”. Fernando Paulo Ferreira argumentou que “há muito tempo” que a Castanheira ambicionava por um espaço para actividades de dinamização cultural.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana