Concerto da Orquestra de Vialonga junta 160 alunos
- Jorge Talixa
- 24 de jan.
- 2 min de leitura

O já tradicional Concerto de Inverno da Orquestra de Vialonga realiza-se, na tarde deste sábado, no auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense. Com cerca de 160 alunos deste projecto invulgar em palco, o concerto junta a “família” da Orquestra de Vialonga e promete muita animação.
As entradas são livres, mas limitadas à lotação de 600 lugares do auditório. A Orquestra de Vialonga nasceu em 2007 “como um projeto pedagógico e de integração social pela música, no Agrupamento de Escolas de Vialonga (AEV), como continuidade de um ensino de violino surgido dois anos antes.
Atualmente, o Agrupamento de Escolas de Vialonga (AEV) faz parte da rede pública de escolas artísticas com Ensino Artístico Especializado de Música e integra o projeto Orquestra Geração”, referem o AEV e a Associação Orquestra de Vialonga, frisando que “isso tem proporcionado aos alunos o contato com outras realidades e a oportunidade de tocar em importantes espaços artísticos no contexto nacional e europeu”.
Vários alunos formados na escola já prosseguiram estudos na área da música em níveis secundário e superior e alguns deles integram o mercado de trabalho, atuando como docentes na Orquestra Geração. Neste ano letivo, cerca de 270 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, com idades entre 8 e 16 anos, frequentam o Ensino Artístico Especializado de Música no Agrupamento de Escolas de Vialonga.
O Concerto de Inverno será, por isso, “uma tarde inesquecível ao som da Orquestra do Agrupamento de Escolas de Vialonga”, numa “tradição”que contará com a participação de cerca de 160 alunos, que “terão a oportunidade de mostrar uma pequena parte do seu trabalho ao longo do 1º semestre deste ano letivo”.
“Sob a direção de vários professores, o repertório foi cuidadosamente preparado para encantar o público com uma seleção de peças que transitam entre o clássico e o contemporâneo, celebrando a magia do inverno e a riqueza musical”, conclui o AEV.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana