Concelhias do PCP reclamam mais comboios na Linha de Azambuja
- Jorge Talixa

- 31 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

As concelhias do PCP de Loures, Vila Franca de Xira e Azambuja acusaram, esta quarta-feira, a CP de adoptar uma postura “discriminatória” ao decidir reforçar o serviço de comboios nas linhas de Sintra e de Cascais na noite e madrugada da passagem de ano e não tomar a mesma atitude em relação à Linha de Azambuja.
As estruturas locais do PCP reclamam também o reforço regular das composições ferroviárias que circulam nesta linha e a melhoria das condições das estações. A CP-Caminhos de Ferro Portugueses anunciou, na segunda-feira, que vai reforçar a oferta de comboios na madrugada da passagem de ano na região. Mas a medida da transportadora vai abranger apenas as linhas de Sintra e de Cascais e não abrange as linhas de Azambuja e do Oeste.
“A Linha da Azambuja, ou seja, os concelhos de Azambuja, Vila Franca de Xira e Loures, não serão abrangidos por esse reforço”, constatam as três concelhias do PCP, considerando que “esta decisão discriminatória insere-se num contexto em que estas mesmas populações já se encontram com graves carências da oferta de transportes” aos fins-de-semana, com “apenas um comboio suburbano por hora” e, durante a semana, com “oferta de lugares insuficientes – sobretudo nas horas de ponta”.
Reclamam, por isso, o alargamento do reforço circunstancial da noite da passagem de ano à Linha da Azambuja, o reforço da oferta ferroviária ao fim de semana e durante a semana nas horas de ponta e a valorização dos trabalhadores da CP. Recorde-se que a CP anunciou que vai disponibilizar mais 40 mil lugares na noite e madrugada da passagem de ano, nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, “para responder ao aumento da procura associado aos grandes eventos festivos nas principais cidades do país”.
Nos Urbanos de Lisboa, “todos os serviços regulares na Linha de Sintra (Sintra–Rossio) e na Linha de Cascais serão realizados em composição dupla a partir das 21h00 do dia 31 de Dezembro de 2025. Haverá ainda reforço de oferta na madrugada de 1 de Janeiro, com comboios especiais entre Rossio e Sintra e entre Cascais e Cais do Sodré, todos em composição dupla e com paragem em todas as estações”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana










.jpg)





