Jorge Talixa
Colete Encarnado tem dia grande de homenagem ao campino
A edição 2024 do Colete Encarnado decorre até domingo, com muita animação, gastronomia e as tradicionais largadas e corrida de toiros. Sábado é, tradicionalmente, o dia grande de homenagem ao campino, figura carismática que é, também, o símbolo da festa vila-franquense.
Este ano com cerca de 60 campinos participantes, o dia começou concentração e deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento ao Campino. Houve, depois, a novidade de um fado cantado a partir da janela do Clube de Fado. Seguiu-se o desfile em direcção ao Largo 5 de Outubro, este ano ensombrado por algumas falhas no controle do trânsito na Rua Luís de Camões.
A manhã culminou com as tradicionais corridas de campinos no Largo 5 de Outubro. À tarde, a partir das 16h00, o Largo da Câmara acolhe a cerimónia de homenagem ao campino, onde o tradicional Pampilho de Honra será entregue ao campino Joaquim Júlio Ruivo Correia “Matateu”.
Meia hora depois arranca o desfile de campinos, cavaleiros, amazonas e tertúlias pelas principais ruas da cidade. A grande festa popular de Vila Franca de Xira terá, ainda hoje, uma nova espera seguida de largada (18h30).
À noite haverá concertos com FBO, Anjos, Sangre Ibérico (Palco do Cevadeiro), Marco Rodrigues e A Banda (Pedro Victor), sevilhanas e flamenco (Palco Sevilhanas.Com), Fado Marialva (Palco Marialva) e folclore (Palco Tradições).
Já no domingo destaque para mais uma espera e largada de toiros (10h30), corrida de toiros na Palha Blanco (17h00), concertos, fadistas de Vila Franca (23h30) e espectáculo pirotécnico sobre o rio Tejo.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana
Comments