Jorge Talixa
Colete Encarnado com dois feridos graves nas largadas
As largadas da edição deste ano do Colete Encarnado registaram duas colhidas graves, que obrigaram ao transporte das vítimas para o Hospital de Vila Franca de Xira.
No balanço global da festa, o Serviço Municipal de Protecção Civil contabiliza um total de 79 pessoas que necessitaram de assistência pelas mais diversas razões, desde quedas a indisposições, passando agressões ou explosões de material pirotécnico.
Vinte necessitaram de evacuação para o Hospital. Num balanço do Colete Encarnado 2023, a Câmara de Vila Franca de Xira sublinha que estiveram envolvidos 127 operacionais e 52 viaturas na operação de protecção civil da festa e que “foi assegurada a implementação de um PMA – Posto Médico Avançado, garantindo uma assistência médica preventiva, com um médico e um enfermeiro, que funcionou até às três horas da madrugada, complementando assim o apoio do restante dispositivo”.
“Nesta edição com menos carros e melhor mobilidade, o serviço gratuito de autocarros 'Shuttle Colete Encarnado 2023', superou as melhores expetativas, recebendo grande adesão por parte da população.
Nos dois dias de funcionamento deste serviço foram transportadas 7.000 pessoas, distribuídas por 140 circulações nos três percursos pré-definidos”, realça a edilidade vila-franquense, frisando que os cinco palcos da festa “fizeram as delícias e gostos de todos, com convidados internacionais como Gipsy Kings by André Reyes.
O palco Cevadeiro (no Parque Urbano) revelou-se repleto, num espaço que permitiu alargar a Festa com maior e melhor segurança. Os espaços com street food voltaram a fazer sucesso e a manter energias para aguentar um programa intenso”, conclui a autarquia.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
Commenti