Cine Tejo dinamiza Benavente e Samora Correia
- Jorge Talixa
- 3 de set.
- 2 min de leitura

Benavente e Samora Correia recebem, já de 5 a 7 de Setembro, a primeira edição do Cine Tejo – Festival de Cinema. A iniciativa tem 345 filmes inscritos e decorre nas instalações do Cine-Teatro de Benavente e do Centro Cultural de Samora Correia.
O Cine Tejo “é um festival de cinema anual que emerge com o propósito de revitalizar a paixão pelo cinema nas localidades de Benavente e Samora Correia”. A organização é do Município de Benavente, com produção da produtora Terra das Ideias.
O festival “pretende trazer para as salas de cinema do município de Benavente as mais recentes e inovadoras cinematografias, oferecendo ao público novas perspectivas e abordagens no mundo da sétima arte. Coloca especial ênfase nos jovens, incentivando-os a explorar horizontes mais amplos no cinema que consomem e motivando-os a embarcar na jornada de criar as suas próprias histórias”.
O Cine Tejo pretende “despertar em quem o visita uma vontade de experimentar e explorar o seu potencial criativo, contribuindo para o desenvolvimento de futuros realizadores e narradores”. Aspira a ser “muito mais do que um evento anual” e “deseja ser um catalisador para o crescimento cultural e artístico da região, fomentando uma nova era de produção cinematográfica no Ribatejo e além”.
O programa inclui projecção de filmes selecionados em Benavente e Samora Correia, masterclasses sobre temas diversos da sétima arte e uma festa final de entrega de prémios com animação musical a cargo do Quarteto dos 3 Irmãos Pedro e Paulo.
O Cine Tejo contempla, também, um conjunto alargado de prémios para as melhores curtas de ficção, documental, de animação, de direitos humanos, de escolas, VR e de turismo. Haverá, igualmente, doze prémios técnicos e artísticos para realizadores, actores e outros intervenientes e um Grande Prémio do Festival e um Prémio do Público.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana