Chuva cancela desfiles de Carnaval escolares
Os desfiles de Carnaval das escolas e instituições da região marcados para a manhã desta sexta-feira foram de uma forma geral cancelados devido à previsão de mau tempo e de chuva forte. Nalguns casos, escolas e instituições optaram por desenvolver algumas actividades de Carnaval em espaços cobertos das suas instalações.
O espírito não se perdeu, os mais pequenos puderam brincar à mesma ao Carnaval, mas os desfiles exteriores têm sempre mais impacto junto das famílias e das comunidades locais. As autarquias a agrupamentos escolares pediram a compreensão das famílias, realçando a necessidade de salvaguardar a saúde e a segurança das crianças.
Em Vialonga, a Junta de Freguesia vincou que, “após cuidadosa avaliação e em conjunto com as escolas, infantários e instituições da Freguesia envolvidas, tomamos a difícil decisão de cancelar o tão esperado desfile de Carnaval. Esta decisão foi motivada pelas previsões meteorológicas que apontam para a ocorrência de chuvas intensas, representando um risco para a segurança e saúde das crianças e demais participantes”, refere.
Por isso, a Junta vialonguense sublinha que esta foi “a decisão mais sensata e prudente” e que, percebendo o quanto as crianças estavam ansiosas para participar do desfile, decidiu “proceder a distribuição de frutas e confettis/serpentinas pelas escolas, infantários e instituições”. A Comissão do Carnaval de Alhandra e a ARCAS de Samora Correia também anunciaram o cancelamento dos respectivos desfiles escolares.
A depressão Karlota que afecta o território português por estes dias não ajudou, assim, à saída dos tradicionais desfiles escolares e promete criar condições para pelo menos mais dois dias de chuva. Para já é certo que as actividades em espaços cobertos se vão manter com bailes de carnaval na noite de sábado em vários pontos da região (Euterpe Alhandrense, pavilhão da ARCAS de Samora, Benavente, Clube Arrudense, Casa do Povo de Arcena, Associação do Lugar das Quintas e Marinhais, entre outros).
As previsões meteorológicas para a tarde de domingo também não são favoráveis, o que poderá pôr também em causa os corsos previstos para várias localidades da região. Na Terça-Feira de Carnaval, a situação já poderá ser mais favorável à saída dos tradicionais corsos. Pelo meio haverá ainda bailes de Carnaval na noite de dia 12 em Alhandra, Samora Correia, Benavente e Arcena.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana