Centros de saúde da região somam 320 mil consultas em sete meses
- Jorge Talixa
- há 4 dias
- 1 min de leitura

As unidades de cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo (ULSETejo) realizaram, nos primeiros sete meses deste ano, um total de 319 716 consultas médicas. A administração da ULS salienta que “estes bons resultados de assistência aos utentes por parte dos profissionais dos cuidados de saúde primários ocorreram numa altura em que se registou um acréscimo de utentes inscritos” nos cinco concelhos abrangidos, que, segundo os últimos dados disponíveis, totalizavam 242 167 em Maio passado.
O concelho com maior número de consultas foi o de Vila Franca de Xira, com 178 588, seguindo-se Benavente com 52 747, Alenquer com 49 827, Arruda dos Vinhos com 21 725 e Azambuja com um total de 16 829 consultas realizadas. “Nestes totais incluem-se consultas médicas presenciais ou em videoconsulta, às quais acrescem 995 consultas ao domicílio, uma atividade em forte crescimento na zona servida pela ULS Estuário do Tejo”, afirma a Unidade Local de Saúde, frisando que, ainda no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários, foram ainda realizadas 6 425 consultas de medicina dentária, “no âmbito do reforço determinado para esta especialidade pelo Serviço Nacional de Saúde”.
Nos concelhos da ULSETejo (Alenquer, Arruda, Azambuja, Benavente e Vila Franca) foram igualmente realizadas, nos primeiros sete meses deste ano, 12 155 consultas de especialidades como a cardiopneumologia, fisioterapia, higiene oral, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, entre outras. Neste mesmo período de sete meses (janeiro a julho), realizaram-se 233 850 contactos de enfermagem, sendo que 16 411 foram realizados no domicílio dos utentes.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana