Caminhos ribeirinhos de Vila Franca conquistam prémio europeu
- Jorge Talixa

- há 3 horas
- 2 min de leitura

Vila Franca de Xira foi distinguida com o prémio europeu de “Cidade Verde e Inclusiva do Ano”, atribuído em Bruxelas no âmbito de um festival de novas construções europeias. A candidatura municipal de Vila Franca de Xira baseou-se no projecto do “Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo” e nesta categoria concorreu com projectos das cidades de Bucareste, Manchester, Marselha e Sarajevo. O Município de Vila Franca de Xira venceu, assim, a categoria “Green and Inclusive City of the Year” (Verde e Inclusiva Cidade do Ano) na 1ª edição dos InGreen City Awards.
O júri composto por especialistas nas áreas da sustentabilidade urbana, energia, ambiente, inclusão social, arquitectura e planeamento urbano, realçou “o trabalho desenvolvido pelo Município na promoção da qualidade de vida, da sustentabilidade ambiental e da inclusão social”. A candidatura de Vila Franca de Xira teve por base o projecto do “Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo”, apresentado como “uma estratégia integrada de regeneração ribeirinha de âmbito municipal e regional”.
Implementada por fases desde 2005, a requalificação da frente ribeirinha abrange intervenções em Vila Franca de Xira, Alhandra, Alverca do Ribatejo/Sobralinho e Póvoa de Santa Iria. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara vila-franquense, realça a importância deste prémio e a forma como reconhece o trabalho desenvolvido no concelho. “Este caminho ribeirinho começou a ser construído em 2004 com uma primeira fase de 700 metros em Alhandra.
No ano passado abrimos mais uma fase entre o Forte da Casa e Alverca e já estamos a preparar mais um troço entre o Adarse e o Sobralinho, com a recuperação da praia fluvial de Alverca”, explicou o edil, destacando o facto de Vila Franca de Xira ter concorrido com cidades com outra dimensão como Bucareste, Manchester, Sarajevo e Marselha. E a intenção da Câmara de estender o mais possível este caminho ribeirinho pelos 22 quilómetros de frente de rio que o concelho de Vila Franca tem na margem direita do Tejo.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana



.jpg)


.jpg)


.jpg)




