Burlas no MBway passaram por Vialonga e Benavente

Dezassete suspeitos de envolvimento em esquemas de burlas com recurso à aplicação MBWay foram detidos, esta quarta-feira, no âmbito de uma grande operação da Polícia Judiciária, que contou com o apoio da GNR e da PSP. Vialonga e Benavente foram algumas das localidades onde as autoridades policiais
desenvolveram buscas e efectuaram detenções. O processo foi centralizado no Ministério Público de Estremoz, mas aglutina várias investigações em curso em vários pontos do país, incluindo a região ribatejana. De acordo com a PJ, no âmbito desta” operação de combate ao cibercrime”
foram detidos onze homens e seis mulheres, “presumíveis autores de centenas de crimes de burla informática agravada, falsidade informática e acesso ilegítimo”. A investigação decorria já há alguns meses, “tendo por base vários casos de fraude perpetrados de forma organizada, com recurso à aplicação MBWay”.
As diligências policiais culminaram, agora, na identificação dos suspeitos, “presumíveis autores de múltiplas ações criminosas, com impacto em centenas de vítimas”. De acordo com a PJ, a estratégia investigatória “visou a localização e agrupamento das várias participações que se encontravam dispersas por várias
comarcas do país, por forma a demonstrar a atividade delituosa reiterada e organizada, conjugando e analisando toda a informação de forma a identificar/localizar os agora detidos”. Na maior parte dos casos, os autores das burlas conseguiram convencer os “alvos”
a dar-lhes dados pessoais utilizados na activação da aplicação e “desviavam”, depois, aquilo que podiam das contas bancárias das vítimas. Na sequência das detenções e buscas domiciliárias foram, também, apreendidos diversos objetos “relacionados com a prática criminosa e/ou adquiridos da forma ilícita”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana