top of page
VozRibatejana178x66mm.jpg
image001 (5).png
MercadoNatal CC Mina.png
Foto do escritorJorge Talixa

Bienal de Fotografia bate recordes


Com 132 candidaturas recebidas, o dobro das registadas na edição anterior, a Bienal de Fotografia (BF24) de Vila Franca de Xira entra agora na fase das decisões. A exposição dos doze finalistas abriu, este sábado, no Celeiro da Patriarcal. No mesmo dia foram inauguradas mais três exposições integradas na BF24 e duas intervenções artísticas nas fachadas do Museu Municipal e do Museu do Neo-Realismo.


Apresentada como “o mais antigo evento de premiação exclusivamente dedicado à cultura fotográfica” em Portugal, a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira foi criada em 1989. Nesta edição de 2024 bateu todos os recordes de participação, com 132 candidaturas recebidas nas três categorias a concurso.


O júri de premiação escolheu trabalhos de doze dos fotógrafos participantes, que integram a grande exposição de finalistas que ficará patente no Celeiro da Patriarcal, no centro da cidade, até 12 de Janeiro. Concorrem ao grande Prémio da Bienal e aos prémios sectoriais “Concelho de Vila Franca de Xira” e “Tauromaquia”.


Paralelamente, no âmbito do programa curatorial “Serpente Infinita” haverá exposições na Biblioteca Municipal Fábrica das Palavras, na Galeria de Arte Contemporânea Paulo Nunes e no Núcleo Museológico do Mártir Santo. O programa engloba ainda seminários, visitas guiadas e workshops.


Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, mostra-se satisfeito com o “crescente interesse” na Bienal de Fotografia vila-franquense, demonstrado pelo recorde de participações, com 116 inscritos no prémio principal, 13 no Prémio Concelho de Vila Franca e três no Prémio Tauromaquia.


“A nossa bienal é, neste momento, a bienal dedicada à fotografia mais antiga do País e tem mantido uma constância e uma resiliência ao longo de todos estes anos. Em 2016 fizemos uma grande alteração, em que o conceito evoluiu e introduzimos exposições curatoriais para além dos trabalhos a concurso”, vinca o edil, realçando a “grande vitalidade” da BF24, “em que ultrapassámos o dobro das candidaturas dos dois anos anteriores”.


Já David Santos, director do Departamento de Cultura da Câmara de Vila Franca de Xira, sublinha que “é muito gratificante” constatar o interesse dos fotógrafos e dos artistas pela Bienal de Fotografia de Vila Franca, frisando que o certame tem evoluído ao longo dos anos, também com a criação de prémios específicos ligados o concelho e à tauromaquia.


Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


ezgif.com-animated-gif-maker(1).gif
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
AGE CTV 20250108 Convocatoria-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita PSIRIA 7dez24.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page