Jorge Talixa
Benavente promove limpeza de fundo do Sorraia
A Câmara Municipal de Benavente está a desenvolver, até final de Novembro, uma ampla operação de limpeza mecânica e manual dos troços do rio Sorraia mais afectados pela proliferação de jacintos de água.
A acção de limpeza conta, também, com o apoio da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia e dos Bombeiros Voluntários de Benavente. Envolve “trabalhos de limpeza mecânica e manual de silvado e da praga de jacintos que tem obstruído e afetado o rio Sorraia.
Uma ação desenvolvida pela equipa de roçadores da Câmara Municipal e trabalhadores da Associação de Regantes”, explica a edilidade de Benavente, frisando que a operação envolve uma máquina giratória. Os Bombeiros de Benavente apoiam com uma embarcação, que já foi “uma mais-valia” na limpeza da zona de pesca, em Benavente.
“As plantas (infestantes) acumuladas nas margens do rio, não estando em contacto com a água, irão desfazer-se naturalmente, tratando-se de uma planta composta, essencialmente, por água”, refere a Câmara de Benavente, vincando que os trabalhos decorreram, nos últimos dias, a montante da zona ribeirinha de Benavente e irão prolongar-se durante o mês de novembro.
A chamada “praga” de jacintos de água causa sérios problemas ambientais, ao nível da qualidade da água e da própria fauna do rio.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana
コメント