Benavente destaca exemplo de António José Ganhão no 25 de Abril
- Jorge Talixa

- há 2 horas
- 2 min de leitura

A sessão solene comemorativa e especialmente a atribuição da Medalha de Honra do Município ao antigo presidente António José Ganhão, marcaram as comemorações do 25 de Abril no concelho de Benavente. O Cine-Teatro de Benavente encheu completamente para esta iniciativa e António José Ganhão foi aplaudido de pé pelo seu exemplo e pelo legado que deixou na gestão do Município. Sónia Ferreira, actual presidente da Câmara de Benavente, que propôs esta distinção, sublinhou que António José Ganhão “dedicou uma vida inteira à nossa terra e mostrou que é possível fazer mais e melhor”.
A autarca benaventense lembrou os muitos milhares de homens e de mulheres que, desde o 25 de Abril de 1974, têm trabalhado no Poder Local e no movimento associativo, “assumindo o compromisso de servir uma população, uma colectividade, de servir a sua gente e é esse compromisso tão nobre que hoje aqui homenageamos”, explicou Sónia Ferreira, vincando que António José Ganhão foi um autarca que primou pela proximidade e que “durante décadas e décadas dedicou a sua vida à causa pública, à sua terra, às nossas gentes.
Por todo o concelho, em todas as freguesias, sabemos o trabalho realizado durante o tempo em que foi presidente e sobretudo a identidade de um concelho que tanto ajudou a construir”, referiu a edil, admitindo que, hoje, o concelho de Benavente está colocado perante grandes desafios como a construção do novo aeroporto, mas que juntos “vamos continuar a seguir um caminho de modernização, de dedicação e de enorme vontade de fazer mais pelo nosso concelho”.

António José Ganhão lembrou as dificuldades que sentiu quando, no início de 1980, assumiu a presidência da Câmara de Benavente, que tinha um quadro de pessoal muito escasso. Foi preciso construir uma estrutura e preparar a Câmara para os desafios que se colocavam. “Não posso deixar de partilhar esta homenagem que me é concedida com todos os concidadãos, homens e mulheres que sempre trabalharam pelo nosso concelho.
Partilho esta homenagem com todos os vereadores que passaram pela Câmara, com todos os eleitos da Assembleia Municipal. Encontrámos muitas vezes a unanimidade e isso significa que foi feito um esforço de consensualização. As maiorias, quaisquer que elas sejam, não servem, nem podem servir, para esmagar as minorias”, defendeu António José Ganhão, frisando que procurou sempre ouvir a população.
“Temos muitos desafios pela frente, se nalgum momento o António José Ganhão puder ser útil, estou cá para dar a minha opinião e para ajudar a encontrar soluções”, rematou. A sessão incluiu também intervenções do presidente da Assembleia Municipal e das diferentes bancadas representadas neste órgão deliberativo e um momento cultural com o tenor Pedro Duarte. No final, todos entoaram o Hino Nacional.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana









.jpg)




