Benavente aprova orçamento municipal de 39,4 milhões
- Jorge Talixa

- há 3 dias
- 2 min de leitura

Com votos favoráveis da AD (PSD/CDS-PP) e da CDU e abstenções do Chega e do PS, a Câmara de Benavente aprovou, esta quinta-feira, as propostas de Orçamento e de Grandes Opções do Plano apresentadas pelo executivo liderado por Sónia Ferreira. O orçamento municipal de Benavente para 2026 ronda, assim, os 39,4 milhões de euros e, de acordo com a presidente da Câmara, dá prioridade estratégica às áreas da educação, ambiente, habitação, apoio ao movimento associativo e instituições sociais e valorização do território.
Sónia Ferreira observou que este é o orçamento possível e que, após dois meses e meio de funções, ainda não é o orçamento que a AD gostaria de apresentar. Acrescentou que herdou do anterior executivo “cativações” (verbas com destino comprometido) de cerca de 16 milhões de euros, que limitam agora a margem de manobra do novo executivo. Hélio Justino e Catarina do Vale, vereadores da CDU, consideraram que estas propostas “reflectem” um conjunto de opções que vêm da anterior gestão liderada pela CDU e defenderam a integração de mais algumas obras prementes.
Já Frederico Antunes e Paulo Cardoso, vereadores do Chega, acusaram Sónia Ferreira e a AD de apresentar um orçamento “mascarado de CDU”, considerando que “é uma réplica do que a CDU fez ao longo de 46 anos”. Pedro Gameiro, vereador do PS, acusou a AD de “não ter estratégia, nem ter visão” e de “não apresentar nenhum projecto estruturante” para o concelho. Sónia Ferreira observou que, já em Fevereiro, deverá ser integrado no orçamento o saldo de gerência de 2025, na ordem dos 8,7 milhões de euros, e que nessa altura os eleitos da Câmara serão chamados a tomar posição sobre algumas opções importantes.
A presidente da Câmara de Benavente prometeu, entretanto, avançar em 2026 com uma “creche municipal” em Benavente, com a elaboração do projecto para a Escola Secundária de Samora Correia e com toda a requalificação de fogos de habitação social que seja possível fazer até 30 de Junho próximo.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana








%20(1)(1)2.jpg)
.jpg)






