Associação de Alhandra celebra 125 anos e distingue bombeiros
- Jorge Talixa

- 14 de jul.
- 2 min de leitura

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alhandra (AHBVA) celebrou, no domingo, os seus 125 anos de existência. A cerimónia juntou a “família” da associação alhandrense e vários convidados e incluiu formatura, pequeno desfile (acompanhado pela Banda da Euterpe Alhandrense), promoções e a entrega de medalhas de assiduidade aos bombeiros alhandrenses.
Participaram Marina Tiago (vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira), Elísio Oliveira (comandante regional de protecção civil) e Mário Cantiga (presidente da Junta de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz). Sílvia Lopes, comandante dos Bombeiros de Alhandra, salientou a honra e a emoção da celebração destes 125 anos. “Hoje somos uma corporação feita de homens e mulheres de várias gerações, todos com o mesmo propósito.
Como mulher e como comandante não posso deixar de expressar o orgulho de estar aqui num momento tão simbólico”, vincou, realçando a dedicação e coragem do corpo de bombeiros de Alhandra. “Vivemos tempos difíceis no ponto de vista do funcionamento e da operacionalidade desta casa, são dois planos que exigem reflexão e acção”, defendeu Sílvia Lopes, considerando “urgente” substituir um veículo (auto-tanque) de combate a incêndios já com mais de 30 anos.

Já José João Oliveira, presidente da direcção da AHBVA, frisou que a Associação de Bombeiros de Alhandra “é um símbolo de resiliência, de solidariedade e de amor ao próximo, que foi construído com o esforço de gerações e esse mesmo espírito ainda hoje continua vivo”, sublinhou, considerando que “ser bombeiro voluntário é um acto de coragem, mas também de competência e de rigor”.
“O tempo de medidas avulso já terminou e é preciso um plano municipal que permita uma reestruturação eficaz de meios humanos e técnicos e que garanta o funcionamento estável das associações de bombeiros”, acrescentou José João Oliveira, que entregou, depois, duas distinções a representantes da Cimpor e da Pastelaria Tijuca como exemplos no apoio que dão regularmente à Associação de Bombeiros de Alhandra.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana















