Arruda tem Festival Políticas à P’Arte
- Jorge Talixa

- há 5 dias
- 2 min de leitura

O concelho de Arruda dos Vinhos recebe, de 23 de Abril a 1 de Maio, o Festival “Políticas à P’Arte”, iniciativa cultural que “cruza artes, pensamento crítico e participação cívica, afirmando-se como um espaço plural de encontro entre artistas, público e temas centrais da actualidade”, sublinha a Câmara arrudense, frisando que o festival “propõe uma abordagem acessível e informal à política enquanto dimensão colectiva da vida em sociedade, promovendo o debate, a memória e a liberdade através de diferentes linguagens artísticas”.
A oposição camarária ainda colocou algumas reservas a este gasto em “actividades políticas”, mas o presidente da Câmara sublinha que é exactamente o contrário, porque este festival valoriza as artes e não os partidos políticos. A programação do Festival Políticas à P’Arte está dirigida às escolas do concelho e ao público em geral e decorre em vários espaços culturais de Arruda dos Vinhos, englobando cinema, literatura, música, teatro, poesia e performance, acompanhados por “momentos de conversa com criadores e convidados, promovendo uma relação directa entre obra e público”.
Já nesta quinta-feira (dia 23) haverá cinema com a projecção de “O Palácio de Cidadãos”, de Rui Pires, num “retrato crítico e irónico da democracia portuguesa”. A sessão conta com a presença do realizador para conversa com o público. No dia 24 terá lugar um encontro/conversa com o escritor David Machado e haverá concerto com Tó Trips & Fake Latinos. Já no dia 26, o auditório municipal acolhe a projecção do filme “Por ti, Portugal, eu juro!”, de Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso.
Um documentário sobre os comandos africanos da Guiné, que aborda “a memória, injustiça e identidade histórica”. Nos dias 27 e 28 realce para o teatro com “Era uma vez um país a preto e branco: estórias de Abril” e “O pior professor do mundo”. No dia 29 regressa o cinema com “Free Fish”, de Bisan Owda, um curta-documentário sobre a vida em Gaza. No dia 30 será a vez da poesia com “Deambulações Poéticas” de Maria Lis. E no dia 1 de Maio haverá teatro/performance com “Desver” de Joana Craveiro.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana









.jpg)




