Arruda recebe comemoração nacional das Linhas de Torres
- Jorge Talixa
- há 6 dias
- 2 min de leitura

O concelho de Arruda dos Vinhos acolhe, este ano, o programa principal de comemorações do Dia Nacional das Linhas de Torres. De 13 a 26 de Outubro haverá actividades diversificadas na área do município arrudense, organizadas pela Associação da Rota das Linhas de Torres e pela Câmara de Arruda. Nos restantes sete municípios que integram a Rota também haverá várias iniciativas, que incluem recriações históricas na cidade de Vila Franca de Xira (dia 25).
Arruda dos Vinhos será, assim, o município anfitrião das comemorações do Dia Nacional das Linhas de Torres e o programa delineado abrange temáticas como a história, o turismo, o cinema, a gastronomia e o desporto. Segundo a edilidade arrudense haverá oficinas, ciclo de cinema, visitas guiadas e audioguiadas, gastronomia, actividades ao ar livre e momentos institucionais.
O “ponto alto” das comemorações acontece a 20 de Outubro, com uma cerimónia oficial em Arruda dos Vinhos, que se realiza, a partir das 17h30, no Auditório Municipal do Morgado. A cerimónia inclui a entrega dos “Prémios Wellington Honour”, o lançamento do primeiro número dos Cadernos Temáticos dedicado ao tema “Centros Históricos” e um momento musical com o saxofonista Ricardo Branco, seguido do tradicional Brinde às Linhas.
As comemorações iniciam-se já na segunda-feira (dia 13) com uma Oficina de Desenho na Universidade das Gerações. No dia 18 haverá Oficina de Urban Sketching. No Auditório Municipal, entre 17 e 19 de Outubro, decorre um Ciclo de Cinema “Dia Nacional das Linhas de Torres 2025”, com a exibição de três filmes sobre este tema. Entre 18 e 20 de Outubro, os visitantes poderão, também, percorrer o Circuito das Linhas de Torres através de visitas guiadas e audioguiadas.
Já no domingo, 19 de Outubro, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres de Arruda dos Vinhos (CILT) abre portas ao público apresentando um Dia Aberto. Também no dia 19 de Outubro, às 9h00, realiza-se a Caminhada do Forte, uma iniciativa conjunta do Município e dos Kaninos Runners (galardoado com um Wellington Honour em 2024), com um percurso de 11 km a partir do Jardim do Centro Cultural do Morgado, que tem como referência “dois dos mais emblemáticos monumentos de Arruda dos Vinhos”, o Forte da Carvalha e o Forte do Cego.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana