Arruda celebra tradição do vinho até domingo
- Jorge Talixa

- há 2 dias
- 2 min de leitura

A 28ª Festa da Vinha e do Vinho está a decorrer, até domingo, no Pavilhão Multiusos de Arruda dos Vinhos. O certame, organizado pela Câmara arrudense, tem, este ano, algumas novidades, desde logo com uma aposta reforçada no “Dia dos Profissionais” (5 de Novembro), mas também na formação e nas provas comentadas de vinhos. Realce, também, para a animação musical, para a eleição da Embaixadora da Vinha e do Vinho (noite de sábado) e para a conversa sobre as novas gerações na vitivinicultura (tarde de domingo).
Carlos Alves, presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos, agradeceu o envolvimento de todos os produtores e parceiros que dinamizam o certame e realçou a forma como o espaço do pavilhão foi “remodelado e reorganizado” para esta edição da Festa. “Todos os anos tentamos melhorar este momento, porque é, também, uma festa de orgulho, de orgulho na nossa tradição, de orgulho nas nossas vinhas e nos nossos vinhos”, destacou o edil, frisando que a Festa da Vinha e do Vinho é, igualmente, em que se reúnem os arrudenses, os seus produtores de vinho e as suas famílias.

“Aqui celebramos aquilo que somos”, vincou. Carlos Alves dirigiu-se depois a José Manuel do Vale Alves, antigo presidente da Caixa Agrícola de Arruda dos Vinhos, lembrando que, nessa qualidade, “foi um dos grandes impulsionadores deste evento”. José Manuel do Vale Alves foi, por isso, distinguido com uma garrafa de vinho com um rótulo em sua homenagem. Garrafas com a mesma distinção podem ser adquiridas durante o certame. A Festa da Vinha e do Vinho prossegue, este sábado, com provas comentadas de vários produtores locais e animação com festival de acordeão e actuação do Grupo Sons da Terra.
A noite fecha com a Gala de Eleição da Embaixadora da Vinha e do Vinho e com animação a cargo do DJ Luís Pinheiro. A Festa da Vinha e do Vinho encerra no dia 9 com “Pinguinha Trail” pela manhã, tarde infantil e Conversa sobre Vinho subordinada ao tema “Novas gerações na vinha: herança e inovação”. Participam produtores, enólogos e especialistas “com foco na experiência e nas novas gerações, tradição e futuro, para refletir sobre o caminho dos vinhos de Arruda na próxima década”.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana















