Alhandra volta a receber Taça do Mundo de Paratriatlo
- Jorge Talixa
- há 6 dias
- 2 min de leitura

A vila de Alhandra, alguns troços da Estrada Nacional 10 e passeio ribeirinho na zona de Alhandra recebem, no próximo sábado, mais uma Taça do Mundo de Paratriatlo. A prova conta com a participação de cerca de 100 atletas, oriundos de 40 países. A sua organização obrigará a várias condicionantes da circulação automóvel e de estacionamento na vila de Alhandra e implicará, também, a proibição total da circulação de viaturas na Estrada Nacional 10, entre o Sobralinho e a zona da Cimianto, entre as 13h45 e as 17h00 de dia 6 de Setembro.
A Taça do Mundo de Triatlo é organizada pela Câmara de Vila Franca de Xira com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal e do Alhandra Sporting Club. “O evento terá lugar pelas 15h00, na zona e passeio Ribeirinho de Alhandra, e promete colocar à prova nas disciplinas de natação, atletismo e ciclismo os cerca de 100 atletas paralímpicos oriundos de aproximadamente 40 países presentes no evento”, refere a organização, sublinhando que participam atletas nas categorias PTVI (com deficiência visual) e PTS (com limitações de coordenação motora) e nas categorias de PTWC H1/H2 (H1 - com transtorno de movimentos de grau moderado nas pernas e o tronco e os braços comprometidos;
H2 - com limitações nas pernas mas com força nos membros superiores). “Com os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028 como meta, esta prova é determinante para os atletas que procuram conquistar pontos cruciais rumo à qualificação, antecipando-se uma competição intensa e de grande qualidade técnica”, sublinha o Município, que publicou avisos alertando para as várias condicionantes à circulação e estacionamento em Alhandra.
A Divisão Policial de Vila Franca de Xira também alertou para estes condicionalismos, nomeadamente para o “corte total” da circulação rodoviária na EN 10, entre as antigas instalações da “Cimianto” (km 123,6) e o Sobralinho junto ao cruzamento com a Rua Duque da Terceira (km 126,3) na tarde de sábado. E para o condicionamento da circulação na tarde de sexta-feira (15h00 às 16h00), para reconhecimento do percurso, sem que haja necessidade de corte efetivo da circulação.
“Caso necessite de fazer uso do seu veículo, deve fazê-lo antes do corte de trânsito, porque não será permitida a circulação de qualquer viatura naquele período e trajeto. Se reside na Vila de Alhandra e se pretender fazer uso da sua viatura na janela de interdição da EN 10, deverá deixá-la parqueada nas zonas aconselhadas para o efeito, considerando que a entrada e saída da vila será interrompida”, avisa a PSP.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana