• Jorge Talixa

Vila Franca tem proposta de Plano de Ambiente


A proposta final de Plano Municipal de Ambiente (PMA) de Vila Franca de Xira foi apresentada, esta sexta-feira, na Praia dos Pescadores, na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e do Forte da Casa.

O documento está em consulta pública até 31 de Agosto. Este PME, explica a edilidade vila-franquense, deverá “definir ações para o desenvolvimento sustentável até 2030, sendo um documento fundamental no âmbito do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é estruturante para a elaboração de outros documentos estratégicos, tais como o Plano Diretor Municipal”.

Segundo foi explicado na sessão de sexta-feira, o Plano Municipal de Ambiente de Vila Franca de Xira integra 160 propostas de medidas, 66 das quais são consideradas “prioritárias”.

Distribuem-se por áreas tão distintas como os recursos hídricos, a qualidade do ar, a energia, a indústria, os transportes e mobilidade, os resíduos, a habitação, a agricultura e as pescas, o clima, o ordenamento do território e a saúde humana.

Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, explicou, na ocasião, que a autarquia avançou para a elaboração deste documento “face à necessidade de se equacionar uma nova fase de planeamento municipal, reflectindo a prioridade que damos às questões de carácter ambiental e com o objectivo de consolidar o progresso já alcançado com as políticas ambientais que vimos desenvolvendo nos últimos anos,

às quais temos afectado investimentos muito significativos. O Município de Vila Franca de Xira continua a valorizar a importância das medidas para um ambiente sustentável”, frisou o edil, manifestando a expectativa de que a população do concelho e todos os interessados venham a participar no período de consulta pública deste PMA,

“dando continuidade a este documento fundamental e estruturante”, concluiu. Nesta iniciativa foram, também, divulgados os resultados da primeira parte do Estudo da Qualidade do Ar do Concelho de Vila Franca de Xira.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana

Contador de Visualizações