top of page
Principezinho Banner.jpg
image001 (5).png
Banner LPCC-2.jpg
Foto do escritorJorge Talixa

Alverca homenageia Fernando Jorge


A atribuição do nome de Fernando Jorge de Carvalho Ferreira ao troço da Estrada Nacional 116 que liga o nó de Alverca à rotunda do Auchan (antigo Jumbo) marcou, esta segunda-feira, as comemorações dos 30 anos da cidade de Alverca.

A nova Avenida Fernando Jorge de Carvalho é uma das principais portas de entrada em Alverca e homenageia, assim, o primeiro presidente da Junta alverquense e fundador de várias instituições locais.

A Junta da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho (JUFARS) prestou, assim, homenagem a Fernando Jorge de Carvalho Ferreira, que presidiu à Junta local durante três mandatos consecutivos e foi sócio-fundador da CerciTejo, do Centro Cultural do Bom Sucesso e do Centro Social de À-dos-Potes.

As celebrações prosseguem no dia 9 de Agosto com a inauguração de uma exposição sobre a realidade de Alverca nas décadas a anteriores à elevação a cidade e culminam, até final do ano, com o lançamento de um livro evocativo. Os netos de Fernando Jorge de Carvalho Ferreira foram os primeiros a intervir na cerimónia de segunda-feira, salientando as recordações do avô e do amigo.

“Para além da importância que teve na nossa vida, também demonstrou uma grande entrega à comunidade. Sempre foi um bom homem, honesto, fiel, honrado. Será um orgulho e uma referência”, referiu uma das netas em nome dos restantes familiares.

Já Carlos Gonçalves, presidente da Junta da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho, começou por salientar que “todos partilhamos o júbilo pelos 30 anos da cidade de Alverca”, realçando as presenças do presidente da Câmara Alberto Mesquita, da vereadora Regina Janeiro, de eleitos da Assembleia de Freguesia e de antigos autarcas locais.

“Este ano as celebrações estão condicionadas pelo contexto de pandemia que vivemos, que impõe algumas limitações, mas não impede que hoje possamos homenagear Fernando Jorge de Carvalho Ferreira.

Homenagear o homem, o trabalhador, o dirigente associativo e como primeiro presidente da Junta de Alverca”, vincou Carlos Gonçalves, salientando que esta é a melhor forma de assinalar os 30 anos da cidade e de homenagear Fernando Jorge “pelo seu trabalho em prol da comunidade”.

Já Alberto Mesquita afiançou que mesmo que não fosse presidente da Câmara de Vila Franca de Xira faria questão de estar presente nesta cerimónia, porque “estamos aqui a homenagear uma pessoa que me habituei a respeitar e de quem fui amigo.

Está aqui muito mais do que o presidente da Câmara”, frisou, lembrando que trabalhou com Fernando Jorge na Mague e que, em momentos diferentes, ambos foram membros da comissão de trabalhadores da antiga indústria metalomecânica.

“Por esta união de freguesias devemos muito ao Fernando Jorge, que foi o primeiro presidente numa altura em que pouco ou nada havia e teve que se reinventar muita coisa”, referiu Alberto Mesquita, considerando que esta foi “uma forma muito significativa de,

por um lado homenagear este homem e assinalar os 30 anos da elevação a cidade. Dificilmente se encontraria um momento tão importante e tão nobre. Fica aqui o seu nome, relembrando este homem bom que dedicou toda a sua vida aos outros”, conclui Alberto Mesquita.

Saiba mais nas edições impressas de 01 e 15 de Julho do Voz Ribatejana

Banners_ComunicacaoSocialRegional_VozRibatejana_300x250.jpg
IMG-20241003-WA0031-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Cartaz 25 de Outubro CBD vs.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page